Joana Schenker a caminho do Mundial ISA de Bodyboard

“Sinto-me Bem e Vou Confiante”

Joana Schenker com a taça de vencedora do circuito europeu. Algarvia é Bicampeã nacional e europeia de bodyboard (®BodyboardGirlsExperience)

A algarvia Joana Schenker está em viagem para o Chile, com a Seleção Nacional, para representar Portugal no Mundial de Bodyboard por equipas – ISA World Bodyboard Championship, em Iquique, nos dias 6 a 13 de deste mês. Esta manhã, quarta-feira 2 de dezembro, ainda em trânsito de Sagres para Lisboa, a Bicampeã Nacional e Europeia de Bodyboard falou ao Swell-Algarve. “Estou contente e ansiosa por começar. Sinto-me bem e vou confiante. Espero que Portugal traga uma medalha”, disse a atleta da Associação de Bodyboard de Sagres.

Joana Schenker iniciou a viagem às sete da manhã, com destino à capital portuguesa, onde se juntou à Seleção Nacional, pelas 15h00, no Aeroporto Internacional de Lisboa. A seleção vai cumprir duas escalas e realizar três voos (Lisboa-Paris, Paris-Santiago do Chile, Santiago do Chile-Iquique) até chegar ao destino. A chegada está prevista para amanhã, sexta-feira, ao final do dia.

'Selfie' da Seleção Nacional de Bodyboard, tirada por Miguel Adão, esta quarta-feira à tarde, no Aeroporto de Lisboa (®MiguelAdao)

‘Selfie’ da Seleção Nacional de Bodyboard, tirada por Miguel Adão, esta quarta-feira à tarde, no Aeroporto de Lisboa (®MiguelAdao)

A atleta algarvia vai ser a representante de Portugal na categoria Open Feminino. Foi escolhida pelo selecionador Eduardo Birra para o lugar pelo qual Marta Leitão e Teresa Almeida também aspiravam. Dois estágios e os resultados ao longo da temporada levaram o selecionador a optar pela algarvia. Joana Schenker venceu este ano o circuito europeu pela segunda vez consecutiva e o circuito nacional feminino pelo terceiro ano consecutivo (em 2013 não foi campeã nacional porque ainda não tinha nacionalidade portuguesa).

Teresa Almeida foi a representante de Portugal em Open Feminino na edição do ano passado do Mundial ISA, também em Iquique, e conquistou Medalha de Ouro. “Há essa responsabilidade em cima de mim. Acrescenta algum peso e expetativa ao que esperam de mim. Mas não sinto obrigação de fazer a mesma coisa. Todos os campeonatos são diferentes. A minha obrigação é dar o melhor de mim”, comentou Joana Schenker.

Cartaz oficial do Mundial ISA de Bodyboard 2015

Cartaz oficial do Mundial ISA de Bodyboard 2015

Um fator de diferença à partida, reconhecido pela própria ISA, é que o Mundial em Iquique está este ano mais forte que o ano passado, desde logo pela participação do Japão, que tem atletas muito fortes na divisão feminina. Mas Joana Schenker entra sempre em prova para ganhar. “Tudo é possível. Vale a pena acreditar”, sublinha a atleta algarvia.

Neymara Carvalho (Brasil), Ayaka Susuki (Japão), Anne-Cecile Lacoste (França), “as chilenas e uma miúda da Venezuela” são as principais adversárias nomeadas por Joana Schenker a ter em conta durante o  Mundial ISA de Bodyboard no Chile. “Vão as melhores de cada país”, acrescentou a campeã nacional. Recorde-se que o Chile venceu o campeonato por equipas em 2014, ano em que o mundial se estreou em Iquique; o que prova a vantagem de conhecer bem a onda.

Video promocional do Mundial ISA de Bodyboard 2015

De partida para o Chile, Joana Schenker está ansiosa por experimentar a onda do campeonato em Iquique (La Punta 1), um ‘reef break’ (fundo de rocha) que conhece apenas das imagens que viu na internet. A seleção vai chegar ao local amanhã e tem até domingo para treinar numa onda que “dá mais direitas que esquerdas”.

O ISA World Bodyboard Championship vai ser disputado por equipas nacionais de mais de uma dúzia de nações. A cerimónia de abertura – Parada das Nações – vai realizar-se domingo, dia 6 de dezembro. A competição decorre entre os dias 7 e 13 de dezembro e toda a ação pode ser acompanhada em direto na internet, no site da International Surfing Association (ISA)… AQUI. Há uma diferença horária de menos três horas em Iquique, em relação a Portugal Continental.

Seleção de Portugal – Mundial ISA de Bodyboard 2015

Open
Daniel Fonseca
Miguel Adão
Silvano Lourenço

Open Feminino
Joana Schenker

Sub18 Masculino
Stephanos Kokorelis

Sub18 Feminino
Carolina Esteves

Dropknee
Diogo Pimenta

Comentários