pub

Circuito Nacional Esperanças | 4ª Etapa

Tomás Rosado Finalista em Carcavelos

Algarvio Tomás Rosado (de calções cinzentos) no pódio Sub-16 em Carcavelos (®LeoFelix/AquaCarca)
Algarvio Tomás Rosado (de calções cinzentos) no pódio Sub-16 em Carcavelos (®LeoFelix/AquaCarca)
pub

Tomás Rosado (Associação de Bodyboard de Sagres) foi finalista e 3º classificado Sub-16 na 4ª Etapa (penúltima) do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2015, disputada na Praia de Carcavelos, no sábado 7 de novembro. A prova foi organizada pelo Aqua Carca, com o apoio da Federação Portuguesa de Surf, e consagrou por antecipação dois campeões nacionais: Pedro Ferreira (Sub-12) e David Vedor (Sub-14).

Depois de quase três meses de paragem, o Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2015 voltou à água. A Associação de Bodyboard de Sagres esteve presente com os três atletas que este ano têm corrido o circuito: Tomás Rosado e Ricardo Mendonça em Sub-16 e Diogo Sousa em Sub-14.

A prova foi realizada num único dia e com boas condições no mar, com ondulação de metro a metro e meio e ‘offshore’. Tomás Rosado foi o melhor algarvio em Carcavelos e repetiu o 3º lugar alcançado na 2ª Etapa do CNBBE 2015 na Ericeira, consolidando o seu 4º lugar no ‘ranking’ nacional Sub-16. O atleta algarvio podia até ter feito melhor, se o pico de ‘esquerdas’ que estava a funcionar não tivesse parado durante a final. Ganhou o atleta que estava ‘na direita’.

Tomás Rosado ganhou nesta etapa vantagem sobre o 3º e 2º classificados no ‘ranking’ nacional Sub-16. Pedro Machado, 3º no ‘ranking’, falhou a final em Carcavelos. E David Vedor, 2º no ‘ranking’ Sub-16 (e líder e já campeão Sub-14) foi 4º classificado na etapa. Pedro Machado e David Vedor estão ao alcance de Tomás Rosado, a menos de 200 pontos de distância. Já a liderança de Miguel Ferreira, vencedor das três última etapas, incluindo Carcavelos, parece inatacável.

Condições do mar na etapa foram boas, como a imagem documenta (®PadroPatrício/AquaCarca)

Condições do mar na etapa foram boas, como a imagem documenta (®PadroPatrício/AquaCarca)

O algarvio Ricardo Mendonça também competiu em Sub-16 e concluiu a etapa em 7º lugar, eliminado em 4º na sua bateria de meias-finais, tal como na etapa anterior. O algarvio surfou bem, mas não conseguiu encontrar ondas com maior potencial na sua meia-final. Ricardo Mendonça segue em 15º lugar no ‘ranking’ nacional Sub-16, tendo faltado à 2ª Etapa (Ericeira).

Diogo Sousa vinha de um brilhante 2º lugar Sub-14 na etapa anterior (Viana do Castelo), mas não conseguiu chegar à final em Carcavelos, por ter usado mal a prioridade nas meias-finais. O mais jovem algarvio em prova foi eliminado em 3º na sua bateria de meias-finais e concluiu a etapa em 5º lugar. Diogo Sousa segue no 4º lugar do ‘ranking’ nacional Sub-14, a 120 pontos de distância do 3º (João Ferreira) e 310 do 2º (Rodrigo Lopes).

David Vedor alcançou a sua 4ª vitória consecutiva por etapas em Sub-14 e assegurou já o título de campeão nacional na categoria. Pedro Ferreira também venceu a sua categoria em Carcavelos e já é campeão nacional Sub-12.

Quase campeões ficaram Miguel Ferreira (Sub-16) e Stephanos Kokorelis (Sub-18) depois das vitórias alcançadas, nas respetivas categorias, em Carcavelos. Madalena Guerra venceu na categoria Sub-18 Feminino, onde a luta pelo título ainda está em aberto.

Finais (+ABS) 4ª Etapa CNBB Esperanças 2015 – Carcavelos

Sub-18

1. Stephanos Kokorelis (CRCQL)

2. Guilherme Guerra (CRCQL)

3. João Veloso (AON)

4. Isaac Moreira (CNPov)

Sub-18 Feminino

1. Madalena Guerra (Aqua Carca)

2. Teresa Padrela (Aqua Carca)

3. Leonor Monteiro (Aqua Carca)

4. Mariana Rosa (Aqua Carca)

Sub-16

1. Miguel Ferreira (Aqua Carca)

2. José Silva (CNPov)

3. Tomás Rosado (ABS)

4. David Vedor (CRCQL)

(…)

7. Ricardo Mendonça (ABS)

Sub-14

1. David Vedor (CRCQL) – já é campeão nacional 2015

2. Rodrigo Lopes (Aqua Carca)

3. Guilherme Mourão (CRCQL)

4. António Ferreira (Aqua Carca)

(…)

5. Diogo Sousa (ABS)

Sub-12

1. Pedro Ferreira (Aqua Carca)

2. Mariana Rosa (Aqua Carca)

3. Tomás Meca (CDAN)

4. Vasco Ferreira (Aqua Carca)

Links:

3ª Etapa CNBB Esperanças 2015 – Viana do Castelo (agosto)

2ª Etapa CNBB Esperanças 2015 – Ericeira (junho)

1ª Etapa CNBB Esperanças 2015 – Sesimbra (Abril)

 

Comentários