pub

11ª Travessia da Baía de Lagos | 26 e 27 setembro

Festival de Vela em Lagos

Largadas e chegadas próximo do Cais da Solaria, em Lagos (®PauloMarcelino/Arquivo)
Largadas e chegadas próximo do Cais da Solaria, em Lagos (®PauloMarcelino/Arquivo)
pub

Realiza-se no próximo fim-de-semana, 26 e 27 de setembro, a 11ª Travessia da Baía de Lagos. O evento, organizado pelo Clube de Vela de Lagos e destinado a todas as classes de Vela Ligeira, tem este ano um percurso maior no segundo dia, com a ajuda do Clube Naval de Portimão, que vai colocar uma bóia de rondagem junto à Barra de Portimão; e conta também com a participação da Associação de Formula Windsurf Portugal.

A AFWP associou-se à 11ª Travessia da Baía de Lagos, para realizar no evento e em simultâneo o festival de encerramento das atividades da associação em 2015. A AFWP vai realizar nas instalações do Clube de Vela de Lagos, sábado 26 de setembro, a Assembleia Geral de balanço de dois anos de atividade e projeção do futuro da modalidade.

A 11º Travessia da Baía de Lagos está aberta a todas as classes de Vela Ligeira, incluindo pranchas à vela (qualquer classe de prancha à vela), embarcações multicasco e de utilização coletiva, não cabinadas e até 6 metros, com o mínimo de dois tripulantes. As inscrições são feitas na secretaria do Clube de Vela de Lagos até 30 minutos antes do início da prova.

Os participantes vão ser divididos em 3 grupos: Grupo A (embarcações de iniciação e aprendizagem – Optimist e outras); Grupo B (embarcações monocasco e multicasco); Grupo C (pranchas à vela).

As partidas e chegadas são junto ao Molhe Oeste do Cais da Solaria, em Lagos. Sábado, 26 de setembro serão realizadas  travessias da Baía de Lagos, entre Lagos e Alvor, para os grupos A (uma volta, em percurso menor estendido apenas até à Meia Praia), B (uma volta em percurso maior, até Alvor) e C (duas voltas no percurso até Alvor). A largada está prevista para as 13h00. O dia será concluído com uma churrascada junto ao Clube de Vela de Lagos, a partir das 18h00.

Domingo, 27 de setembro será realizada uma volta num percurso maior, com rondagem junto à Ponta do Altar, do lado nascente da Barra de Portimão, com o apoio do Clube Naval de Portimão. O encerramento terá lugar a partir das 17h00, nas instalações do Clube de Vela de Lagos.

Comentários