Uma dúzia de classes de vela, ‘panos’ de todas as cores e feitios no horizonte, velejadores de ‘palmo e meio’ e outros de cabelos brancos, nacionalidades diversas e muita alegria e convívio fizeram da 11ª Travessia da Baía Lagos, este fim-de-semana, 26 e 27 de setembro, um autêntico hino aos desportos de mar em geral e à vela em particular.
—

Fim-de-semana colorido no horizonte ao largo da Baía de Lagos (®PauloMarcelino)
—
Organizada pelo Clube de Vela de Lagos, a Travessia da Baía de Lagos tem já uma forte tradição de convívio e assume-se cada vez mais como o evento de encerramento da época desportiva de vela no Algarve. No espírito de todos os participantes ficará o sentimento de uma fim-de-semana bem passado a velejar e em festa, que serve também de mote para a nova temporada desportiva.
—

Falta de vento desafiou a técnica dos velejadores nas diversas classes de vela (®PauloMarcelino)
—
O Clube Naval de Portimão (CNPortimão) e a Associação de Formula Windsurf Portugal (AFWP) associaram-se ao evento este ano. A AFWP realizou uma Assembleia Geral nas instalações do Clube de Vela de Lagos e deu ainda mais cor ao evento com a participação de sete pranchas à vela. O Clube Naval de Portimão participou com duas dezenas de velejadores e ficou responsável pela colocação de uma bóia de rondagem junto à Ponta do Altar (Portimão), para a realização de uma regata maior domingo.
—

Domingo ainda foi tentada uma regata, que acabou anulada por falta de vento (®PauloMarcelino)
—
O vento não permitiu a realização da regata maior, até Portimão, domingo. As frotas Open e Optimist ainda se fizeram hoje ao mar e largaram para a realização de uma regata apenas ao largo da Baía de Lagos, mas a falta de vento forçou a anulação da tentativa. A Classe Windsurf nem chegou a sair hoje para o mar.
—

Um dos barcos Hobie com um casal de tripulantes (®PauloMarcelino)
—
Contaram para a classificação final as regatas realizadas sábado, dia em que barcos das classes Snape, Laser Standard, Laser Radial, Laser 4.7, Hobie 16, Hobie Teddy, Hobie Getaway, Dart 18, Hobie 16 SPI, Challenger, Optimist e pranchas à vela evoluíram entre Lagos e Alvor. A jornada de sábado foi concluída com um churrasco junto às instalações do Clube de Vela de Lagos.
—

Um Laser 2000 que pouco se vê no mar (®PauloMarcelino)
—
Os dois Snipe em prova adaptaram-se melhor à condição de vento fraco e lideraram a Frota Open. Nesta frota, destaque para a participação de nove barcos Laser 4.7, que acabaram por ter um pódio à parte. Curiosidade no Laser 4.7 foi também a participação de Beatriz Gago nesta classe, sendo Campeã de Portugal Juvenis Femininos em Optimist.
—

Optimist foi a Classe com mais barcos na 11ª Travessia da Baía de Lagos (®PauloMarcelino)
—
Frederico Baptista, do Clube Naval de Portimão, venceu na Classe Optimist. E na Classe Windsurf (assim definida por ser aberta a todas as pranchas à vela) a vitória foi alcançada por Pedro Côrte Moura (CNCascais), Campeão do Mundo Masters em Raceboard, que andou melhor em vento fraco que as restantes pranchas à vela, todas elas da Classe Formula Windsurfing.
—
Pódios 11ª Travessia da Baía de Lagos
—

Pódio Open | 11ª Travessia da Baía de Lagos (®PauloMarcelino)
Classe Open
1. Pedro e João Pontes (Snipe / CVLagos)
2. Rodas e Ezra (Snipe / CVLagos)
3. Mikael (Laser Standard / CVLagos)
—

Pódio Laser 4.7 | 11ª Travessia da Baía de Lagos (®PauloMarcelino)
Classe Laser 4.7
1. Tomás Quitéria (CVLagos) | 6º Open
2. Pedro Freitas (CVLagos) | 7º Open
3. Ana Gil Santos (CVLagos) | 8º Open
—

Pódio Optimist + Feminino | 11ª Travessia da Baía de Lagos (®PauloMarcelino)
Classe Optimist
Geral
1. Frederico Baptista (CNPortimão)
2. Manuel Fortunato (CVLagos)
3. Daniel Cristiano (CNPortimão)
Feminino
1. Marta Fortunato (CVLagos) | 4ª Optimist
2. Inês Caneco (CVLagos) | 8ª Optimist
3. Beatriz Cintra (CNPortimão) | 9ª Optimist
—

Pódio Windsurf + Feminino | 11ª Travessia da Baía de Lagos (®PauloMarcelino)
Classe Windsurf
1. Pedro Còrte Moura (CNCascais) | Raceboard
2. Luís Fonseca (CNPortimão) | Formula
3. Vasco Chaveca (CNPortimão) | Formula
Feminino
1. Margarida Gil Morais (CIMAVilamoura) | Formula | 4ª Windsurf
Comentários