pub

Campeonato Europeu de Vela Paralímpica | Classe 2.4mR

João Pinto Melhor Português em Valência

Os três portugueses, com João Pinto ao centro, que competiram em 2.4mR no Europeu em Valência (®VelaSolidaria)
Os três portugueses, com João Pinto ao centro, que competiram em 2.4mR no Europeu em Valência (®VelaSolidaria)
pub

João Pinto (Vela Solidária / Iate Clube Marina de Portimão / Turismo de Portimão) foi o melhor português no V Troféu Iberdrola – Campeonato Europeu de Vela Paralímpica, que ontem terminou em Valência. O velejador algarvio foi 17º na frota 2.4mR, onde competiram os portugueses Fernando Pinto (18º) e Manuel Soares (20º), de Leixões.

“Foi uma excelente experiência. Agora é continuar a trabalhar duro para sair do fundo da tabela”, comentou João Pinto. O velejador de Portimão é Campeão Nacional e Vice-Campeão Europeu de Vela Adaptada na Classe 303 Duplos. João Pinto tem muita experiência em barcos da Classe Access mas quase nenhuma em barcos da Classe individual paralímpica 2.4mR. Fez um estágio em Inglaterra, em Agosto, e realizou em Valência a sua primeira competição oficial na Classe.

João Pinto competiu em Valência com um 2.4mR emprestado pela Real Federação Espanhola de Vela e teve muitos problemas na afinação do barco. Os portugueses Fernando Pinto e Manuel Soares competiram com os 2.4mR que utilizam com regularidade. Em Portugal existem apenas 3 barcos 2.4mR, todos ancorados em Leixões, e não há provas oficiais naquela Classe. Fernando Pinto e Manuel Soares treinam regularmente com os 2.4mR e participam em muitas provas em Espanha.

João Pinto ainda não está habituado aos 2.4mR. O Europeu foi a primeira prova, depois do estágio em Inglaterra, em Agosto (®BlancaLopezAndrich)

João Pinto ainda não está habituado aos 2.4mR. O Europeu foi a primeira prova, depois do estágio em Inglaterra, em Agosto (®BlancaLopezAndrich)

Ontem, sábado 12 de setembro, 4º e último dia do Europeu de Vela Paralímpica, foram realizadas 2 regatas, cumprindo-se o total de 11 regatas previstas no programa da prova. O vento soprou ontem fraco, com intensidade de 6 nós, e João Pinto conseguiu recuperar o 17º lugar na geral que perdera no dia anterior.

O V Troféu Iberdrola – Campeonato Europeu de Vela Paralímpica esteve aberto às Classes (paralíticas) 2.4mR (individual), Skud18 (2 tripulantes) e Sonar. Competiram 21 barcos na Classe 2.4mR e 5 barcos na Classe Skud18. Não houve frota na Classe Sonar. O francês Damien Seguin venceu com larga vantagem a Classe 2.4mR e sagrou-se Campeão Europeu. Na Classe Skud18, a luta pelo título europeu foi mais renhida, com vitória para a tripulação holandesa Rolf Schrama & Sandra Nap.

O Campeonato foi organizado pelo Real Clube Náutico de Valência e pela Real Federação Espanhola de Vela, com a supervisão da federação europeia EUROSAF e o alto patrocínio da Iberdrola.

Comentários