Campeonato Europeu de Vela Paralímpica | Dia 3

Dia Duro em Valência

Terceiro dia de campeonato, com vento muito instável a criar dificuldades acrescidas aos velejadores (®BlancaLopezAndrich)

O terceiro dia (penúltimo) do V Troféu Iberdrola – Campeonato Europeu de Vela Paralímpica, ontem, sexta-feira 11 de setembro, em Valência, ficou marcado por vento instável, a impor alterações no percurso das regatas durante a jornada. O algarvio João Pinto (Vela Solidária / Iate Clube Marina de Portimão) perdeu um lugar na tabela classificativa e segue agora em 18º na frota 2.4mR.

Ontem foram realizadas mais três regatas de 2.4mR em Valência, com o vento a rodar constantemente entre Nordeste e Sudeste, com intensidade moderada, entre os 8 e os 10 ‘nós’. A instabilidade do vento obrigou a Comissão de Regatas a realizar várias alterações no percurso durante as duas últimas regatas do dia.

O algarvio João Pinto fez dois 18ºs e um 20º e desceu um lugar na tabela, ocupando agora o 18º posto numa frota 2.4mR composta por 21 barcos. O campeão nacional de Vela Adaptada, em Access 303 Duplos, está a competir em Espanha com um barco emprestado, que encontrou em más condições; e tem pouca ou quase nenhuma experiência em 2.4mR.

Da esquerda para a direita: Luís Brito, João Pinto e Frederico Mello (®VelaSolidaria)

Da esquerda para a direita: Luís Brito, João Pinto e Frederico Mello (®VelaSolidaria)

A jornada de ontem da equipa algarvia – João Pinto (velejador) e Luís Brito (treinador) – no Europeu Paralímpico ficou marcada pela positiva com a visita de um dos embaixadores da Vela Solidária, Frederico Mello, velejador de Cascais que está em Valência para um estágio na Classe Finn.

O melhor português no Europeu Paralímpico é agora Fernando Pinto, de Leixões, velejador muito habituado aos 2.4mR, tal como Manuel Soares, também de Leixões, que segue em 20º à partida para o último dia do campeonato, hoje, sábado 12 de setembro, jornada que terá apenas duas regatas.

O V Troféu Iberdrola – Campeonato Europeu de Vela Paralímpica está a ser totalmente dominado pelo francês Damien Seguin em 2.4mR. O francês venceu todas as seis regatas dos dois últimos dias do campeonato e tem o título europeu na mão. Mais emoção na frota Skud18 (dois tripulantes), com primeiro e segundo empatados e o terceiro a escassos dois pontos de distância.

Links:

Dia 2

Dia 1

Comentários