pub

Campeonato Europeu de Vela Paralímpica | Dia 2

João Pinto Melhora em Valência

João Pinto (POR 5) melhorou de andamento no segundo dia do europeu  de vela paralímpica (®BlancaLopezAndrich)
João Pinto (POR 5) melhorou de andamento no segundo dia do europeu de vela paralímpica (®BlancaLopezAndrich)
pub

João Pinto (Vela Solidária / Iate Clube Marina de Portimão) melhorou de andamento no segundo dia do V Troféu Internacional Iberdrola – Campeonato Europeu de Vela Paralímpica, subindo dois lugares, para 17º na tabela classificativa da Classe 2.4mR. O velejador algarvio é agora o melhor dos três portugueses em prova.

“Melhorei um bocado, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, comentou João Pinto. O velejador de Portimão é Campeão Nacional e Vice-Campeão Europeu de Vela Adaptada em Access 303 Duplos, mas tem pouca ou quase nenhuma experiência na classe individual de Vela Paralímpica 2.4mR. Em Valência está a utilizar um 2.4mR emprestado pela Real Federação Espanhola de Vela, barco que encontrou em más condições.

João Pinto e Luís Brito, equipa Vela Solidária / Iate Clube Marina de Portimão em Valência, com o apoio Turismo de Portimão (®VelaSolidaria)

João Pinto e Luís Brito, equipa Vela Solidária / Iate Clube Marina de Portimão em Valência, com o apoio Turismo de Portimão (®VelaSolidaria)

João Pinto e o seu treinador, Luís Brito, têm gasto longas horas na procura das melhores afinações para o 2.4mR emprestado. A participação do velejador algarvio na frota de 21 barcos 2.4mR em Valência tem-se ressentido das condições do barco, da pouca experiência de João Pinto naquela Classe e da forte concorrência em prova.

Apesar das contrariedade, João Pinto conseguiu subir dois lugares na tabela classificativa e ainda há mais dois dias de campeonato em Valência. Ontem, 2º dia de prova, foram disputadas 3 regatas em 2.4mR, com o vento sempre a subir até aos 16 nós medidos na última regata do dia. João Pinto é agora o melhor portugês em prova, à frente de Manuel Soares (18ª) e de Fernando Pinto (20º).

Manuel Soares e Fernando Pinto são de Leixões, treinam aí com os únicos 3 barcos 2.4mR existentes em Portugal e já têm experiência de participação em provas em Espanha. João Pinto teve o primeiro contato com o 2.4mR em agosto, num estágio de uma semana em Inglaterra, e está a realizar a sua primeira prova na Classe.

João Pinto (POR 5) tem mais dois dias de regatas, sexta e sábado, para melhorar a sua classificação (®BlancaLopezAndrich)

João Pinto (POR 5) tem mais dois dias de regatas, sexta e sábado, para melhorar a sua classificação (®BlancaLopezAndrich)

O V Troféu Internacional Iberdrola – Campeonato Europeu de Vela Paralímpica prosessgue até sábado, 12 de setembro. A Classe 2.4mR é liderada pelo francês Damien Seguin, que venceu todas as regatas ontem, acumulando 4 vitórias em 6 regatas disputadas nos dois primeiros dias do campeonato. Na Classe Skud18, com 5 barcos em prova, comanda a dupla holandesa Rolf Schrama & Sandra Nap, com escassos dois pontos de vantagem sobre os 2ºs classificados.

O Campeonato é organizado pelo Real Clube Náutico de Valência e Real Federação Espanhola de Vela, com a supervisão da federação europeia EUROSAF e o patrocínio Iberdrola. A prova esteve também aberta à Classe Sonar, mas não há registo de realização de regatas nesta Classe.

Links:

Dia 1

Comentários