pub

QS 3.000 | França | World Surf League

Eduardo Fernandes 17º em Lacanau

Eduardo Fernandes em ação em Lacanau (®WSL)
Eduardo Fernandes em ação em Lacanau (®WSL)
pub

Eduardo Fernandes (Algarve Surf Clube) concluiu em 17º lugar o Sooruz Lacanau Pro, primeiro evento da ‘perna europeia’ do circuito mundial ‘Qualifying Series’ (QS), da World Surf League. Edu foi eliminado esta manhã, numa bateria em que entraram também os compatriotas Pedro Henrique e José Ferreira, ambos apurados para a Ronda 5 do QS 3.000 (pontos) em França.

Eduardo Fernandes venceu a mais recente etapa da Liga Moche e apresentou-se em França em grande forma. O atleta do Algarve Surf Clube foi mesmo o único português sobrevivente na ‘derrocada’ de sexta-feira, dia em que foram eliminados Vasco Ribeiro, Pedro Coelho, Luís Perloiro e Tomás Ferreira, ainda na Ronda 2; e Guilherme Fonseca, Miguel Blanco, Tomás Fernandes e João Kopke já na Ronda 3.

Edu foi mesmo o melhor português de todos os que entraram nas primeiras fases da prova em Lacanau, nenhum dos quais passou da Ronda 3. Eduardo Fernandes avançou da Ronda 2 para a Ronda 3 em 2º lugar na bateria em que ficou eliminado o campeão nacional Vasco Ribeiro; e chegou à Ronda 4, onde entraram em prova os portugueses Pedro Henrique e José Ferreira.

A Ronda 4 abriu o programa de competição este sábado, 22 de agosto, em Lacanau. José Ferreira, Pedro Henrique e Eduardo Fernandes eram os únicos portugueses em prova e entraram no mesmo ‘heat’ (10). A bateria foi ganha por Pedro Henrique (13,83 | 5,33+8,50); José Ferreira foi 2º (11,90 | 6,17+5,73).

Eduardo Fernandes (9,93 | 5,83+4,10) perdeu em 3º na bateria e conclui o Sooruz Lacanau Pro em 17º lugar, com direito a 600 pontos para o ‘ranking’ QS e um prémio monetário de 1.250 Euros. Pedro Henrique e José Ferreira seguiram para a Ronda 5, considerada a primeira fase dos quartos-de-final, ainda com baterias de 4 atletas.

Na Ronda 5, Pedro Henrique vai entrar no Heat 5 contra Timothee Bisso (GLP), Slade Preswich (ZAF) e Mihimana Braye (PYF). José Ferreira entra na bateria seguinte contra Dylan Lightfoot (ZAF), Marc Lacomare (FRA) e Ramzi Boukhiam (MAR).

Apurado para a Ronda 5 – depois de vencer hoje o seu ‘heat’ na Ronda 4 – está também o espanhol Gony Zubizarreta, residente na Ericeira e competidor Liga Moche. Gony vai competir no Heat 3 da Ronda 5 contra Tommy Boucaut (FRA), Thiago Camarão (BRA) e Nomme Mignot (FRA).

Comentários