pub

Canoagem | Vítor Aleluia, Grupo Naval de Olhão

Algarvio Lidera Campeonato de Mar

Vítor Aleluia em ação em Esposende. Atleta algarvio lidera 'ranking' nacional de mar em K1 Absoluto (®GrupoNavalOlhão)
Vítor Aleluia em ação em Esposende. Atleta algarvio lidera 'ranking' nacional de mar em K1 Absoluto (®GrupoNavalOlhão)
pub

Vítor Aleluia (Grupo Naval de Olhão) foi 3º classificado em K1 Absoluto na 4ª Etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar, disputada em Esposende, no domingo dia 16 de agosto. O canoísta algarvio, que venceu as duas primeiras etapas e tinha feito 2º lugar na etapa anterior, manteve a liderança no campeonato nacional, na sua categoria. A próxima etapa será disputada no Algarve, em Lagoa, dia 12 de setembro.

O Grupo Naval de Olhão (GNOlhão) participou na etapa em Esposende com dois atletas. Além de Vítor Aleluia, 3º classificado K1 Absoluto, o clube de Olhão esteve ainda representado por Nuno Rocha, 5º classificado em SS1 Veterano A, categoria na qual ocupa o 12º lugar no ‘ranking’ nacional após 4 etapas.

Vítor Aleluia segurou a liderança nacional em K1 Absoluto, mas está fortemente pressionado por Luís Ribeiro, que foi 2º classificado e está a 90 pontos do algarvio no ‘ranking’ nacional da categoria. Luís Ribeiro é atleta do Clube Mar Costa do Sol, que venceu a etapa e lidera o ‘ranking’ nacional por equipas no Campeonato Nacional de Canoagem de Mar 2015.

O Algarve esteve ainda representado na prova em Esposende por 4 atletas do Kayak Clube Castores do Arade (KCCA). Orlando Silva, vice-líder do ‘ranking’ nacional em SS1 Sénior, fez 18º em Esposende. Nuno Silva foi 3º classificado em SS1 Veterano A e segue na 10ª posição do ‘ranking’ na categoria.

Ana Acuña e Ana Bebiano, atletas KCCA, são as únicas competidoras nacionais na categoria SS1 Veterano A Feminino. Foram, respetivamente, 1ª e 2ª em Esposende, lugares iguais aos que ocupam no ‘ranking’ nacional.

A 5ª Etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar será disputada em Lagoa, no dia 12 de setembro, organizada pelo KKCA. Será a última etapa no Continente, já que a 6ª e derradeira etapa do campeonato irá realizar-se na Ilha da Madeira, em Outubro.

Resumo da Etapa em Esposende (Fonte: Federação Portuguesa de Canoagem)

“A Federação portuguesa de Canoagem, com o apoio do Clube Náutico de Fão e Município de Esposende, promoveu ontem, domingo dia 16 de Agosto,  a quarta etapa do Campeonato nacional de Canoagem de mar.

Numa prova que acabaria por não ser realizada em downwind pela falta de vento norte, as condições de mar não foram no entanto fáceis para todos os participantes que encontraram ondulação e tiveram algumas partes do percurso bastante técnicas, nomeadamente na passagem da barra, já nos metros finais da competição.

Individualmente estiveram em destaque Guilherme Cabral  (CN Sesimbra) que foi o vencedor em SS1 Sénior, e que completou o percurso de 25 km com o tempo de 01h23m47s, seguido de Fábio Cameira(AlhandraSC) e de Alfredo Faria(Gemeses). No sector Feminino destaque para Sara Rafael(AlhandraSC) que venceu a prova Feminina com o tempo de 01h38m31s, seguida por Sofia Coelho (CNSesimbra) e Ana Rolla(BCP).

Coletivamente o vencedor da prova e que lidera o Campeonato nacional 2015 de Canoagem de MAR, foi o clube Mar Costa do Sol, que terminou a prova com um total de 9127 pontos, seguido do AlhandraSC  com 6073 e do naval de Sesimbra com 5961 pontos”.

Comentários