O Kayak Clube Castores do Arade (KCCA) conquistou o 3º lugar por equipas, com três medalhas de ouro e duas de prata, na 3ª Etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar, em Setúbal. O clube algarvio está na vice-liderança do ‘ranking’ nacional quando faltam três etapas para a conclusão do campeonato.
A 3ª Etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar decorreu no passado sábado, 14 de maio, num percurso em circuito, com início na magnífica baía de Setúbal e com viragem na pedra da Anicha, em frente à praia do Portinho da Arrábida, com o Parque Natural da Arrábida como pano de fundo.
Os atletas Beatriz Reis, Nuno Silva, e Ana Bebiano venceram as suas categorias, em SS-1 JUN feminino, K1-Mar e SS-1 Vet-A – surfski monolugar –, respectivamente. Os atletas Iago Bebiano/Gonçalo Bento em SS2 JUN – surfski bilugar – e Rita Ângelo em SS-1 JUN obtiveram os segundos lugares.
—
—
A comitiva do KCCA foi constituída por 12 atletas tendo os restantes obtido os seguintes resultados: Ana Acunha 5º em SS-1 feminino absoluto, Hélder Camacho 5º, Wagner Santos 6º, António Luís 12º, José Soares 14º todos em SS-1 Vet-A e Dimas Rey foi 11º em SS-1 JUN.
Na classificação colectiva da etapa, o KCCA alcançou o 3º lugar sendo vencedor o Clube do Mar Costa do Sol e o segundo classificado o Náutico de Milfontes.
Após a conclusão da primeira metade deste campeonato, o KCCA encontra-se em 2º na classificação coletiva. A atleta Ana Bebiano só com vitórias lidera o campeonato de forma destacada e precisa de mais uma vitória para garantir o título nacional, o atleta Nuno Silva com duas vitórias e um segundo lugar também lidera, assim como a tripulação Iago Bebiano/Gonçalo Bento que ainda não venceram nenhuma etapa mas são os mais regulares com 3 segundos lugares.
—
—
O Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2016 é constituído por 6 regatas que se disputam um pouco por todo o país, de Março a Outubro. A próxima etapa é o Peniche Paddle Series, no dia 18 de Junho, passando depois por Esposende em Agosto e termina em Outubro no Funchal, Madeira.
A canoagem de mar, onde são utilizados surfskis, é uma especialidade da canoagem em franca expansão em Portugal e na Europa. Depois de bater recordes de participação no hemisfério sul, com a realização de regatas na Austrália, África do Sul e Hawaii, com cerca de 500 participantes, o surfski entrou em força na Europa ganhando cada vez mais adeptos. A nível internacional a canoagem de mar é conhecida por Ocean Racing.
—
Fonte: Nota de Imprensa Kayak Clube Castores do Arade
Comentários