Canoagem | 1ª Etapa

Castores Entram Bem no Nacional de Mar

Nuno Silva, KCCA, no 1º lugar do pódio K1 Mar Absoluto (®KCCA)

O Kayak Clube Castores do Arade começou da melhor forma o Campeonato Nacional de Canoagem de Mar, em Oeiras. O clube algarvio, do concelho de Lagoa, arrecadou cinco pódios por categoria e alcançou a quinta posição colectiva na 1ª etapa do Nacional de Mar, que se realizou este domingo, 9 de Abril, num circuito de 16 km com saída e chegada na praia de Santo Amaro de Oeiras.

Os atletas Nuno Silva, Ana Bebiano e Ana Acuña venceram as suas categorias, em K1-Mar, SS-1 Vet-A e SS-1 Vet-B – surfski monolugar –, respectivamente. Ana Bebiano venceu com grande autoridade com uma vantagem de 6 minutos e 33 segundos sobre a segunda classificada e Nuno Silva superou o segundo classificado por 2 minutos e 52 segundos. .

Destaque também para a dupla Iago Bebiano e Rita Ângelo, segunda classificada em SS-2 Misto – surfski bilugar – e Gonçalo Bento terceiro classificado em SS-1 Juniores, estando ambos na luta pela disputa do título de campeões nacionais de 2017.

Os restantes atletas do KCCA terminaram todos nos top-10 nas suas categorias: Dimas Rey e António Luís terminaram ambos em 5º lugar nas categorias SS-1 Juniores masculino e Vet-B, respectivamente; Orlando Silva foi 6º classificado em SS-1 Sénior e Wagner Santos terminou na 8ª posição em SS-1 Vet-B.

Ana Bebiano, KCCA, no 1º lugar do pódio SS1 Veterano A Feminino (®KCCA)

Ana Bebiano, KCCA, no 1º lugar do pódio SS1 Veterano A Feminino (®KCCA)

Na classificação colectiva o KCCA alcançou o 5º lugar com os mesmos 5029 pontos do Naval de Sesimbra, 4º classificado, mas que teve mais vencedores por categoria. O vencedor foi o também organizador desta etapa, o Clube do Mar Costa do Sol que somou 7809 pontos, mais 447 que o Clube de Canoagem de Amora que terminou na segunda posição. O Clube Náutico do Litoral Alentejano terminou no terceiro lugar com 6638 pontos.

O Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2017 é constituído por 6 regatas que se disputam um pouco por todo o país, de Abril a Outubro. A próxima etapa é no dia 13 de Maio em Sesimbra, passando depois por Peniche em Junho. Em Julho o campeonato coincide pela primeira vez com a etapa do Circuito Mundial de Ocean Racing – NELO SUMMER CHALLENGE – e em Setembro é a vez do Funchal, Madeira receber os atletas. Em Outubro termina o circuito Nacional com a etapa de Lagoa-Algarve.

A canoagem de mar, onde são utilizados surfskis é uma especialidade da canoagem em franca expansão em Portugal e na Europa. Depois de bater recordes de participação no hemisfério sul, com a realização de regatas na Austrália, África do Sul e Hawaii, com cerca de 500 participantes, o surfski entrou em força na Europa ganhando cada vez mais adeptos. A nível internacional a canoagem de mar é conhecida por Ocean Racing.

Fonte: Nota de Imprensa Kayak Clube Castores do Arade

Comentários