Circuito Nacional Longboard | 2ª Etapa

Mestre Pai e Filho Finalistas na Caparica

Manuel Mestre, pai (à esquerda) e José Mestre, filho, dividiram o protagonismo algarvio no Dragão Vermelho (®FamiliaMestre)

Manuel Mestre foi 4º classificado Open e o filho José Mestre 2º classificado Sub-18 na 2ª Etapa do Circuito Nacional de Longboard 2015, realizada na Praia do Dragão Vermelho, Costa de Caparica, no domingo 5 de Julho. Luís Esteves, também atleta do Clube de Surf de Faro, concluiu a prova em 7º na categoria Open. O jovem Isaac Felizardo, do Iate Clube Marina de Portimão, fez 3º lugar na final direta Sub-18.

Três finalistas algarvios e uma final Sub-18 com dois algarvios entre cinco atletas são bons indicadores para o futuro do Lingboard no Algarve. Aos habituais representantes algarvios do Clube de Surf de Faro no Circuito Nacional de Longboard junta-se agora um jovem atleta de Portimão – vice-campeão regional – que fez na Caparica a sua 2º etapa de sempre no Nacional, depois do 2º lugar Sub-18 alcançado na penúltima etapa do ano passado, em Faro.

A 2ª Etapa do Circuito Nacional de Longboard 2015 foi disputada num único dia, domingo 5 de Julho, no âmbito do Lufi Longboard Festival, com ondas de meio metro e boa formação. Luís Esteves, o ‘longboarder’ algarvio com melhor ‘ranking’ nacional 2014, perdeu em 4º nas meias-finais, melhorando a sua prestação face à 1ª Etapa mas ainda longe do nível a que nos habituou e que o apresenta sempre como candidato à vitória.

Luís Esteves ainda não conseguiu este ano um resultado ao nível do que nos habituou (®DanielaCarneiro/LufiSurf)

Luís Esteves ainda não conseguiu este ano um resultado ao nível do que nos habituou (®DanielaCarneiro/LufiSurf)

O protagonismo no Dragão Vermelho foi da família Mestre. Pai e filho foram finalistas em categorias diferentes. Manuel Mestre (Necas), presidente do Clube de Surf de Faro e, talvez, o mais experiente longboarder nacional, avançou dos oitavos-de-final até à final Open, que concluiu na 4º posição. A prova nesta categoria foi ganha pelo campeão nacional Sub-18 em título, João Dantas.

José Mestre, filho de Manuel Mestre, chegou aos quartos-de-final Open (foi 13º na classificação final) e disputou a final direta Sub-18, realizada com 5 atletas. Oficialmente, José Mestre foi 2º classificado Sub-18, mas “moralmente ganhou o campeonato”, diz o pai. “O meu puto ganhou, para toda a gente que estava na praia. Os juízes admitiram que se enganaram, o que já não é mau”, comentou Manuel Mestre, para o Swell-Algarve.

A vitória em Sub-18 foi para Kathleen Barrigão, numa final em que também esteve presente o campeão João Dantas, infeliz nessa bateria. O algarvio Isaac Felizardo (Iate Clube Marina de Portimão) perdeu ‘de primeira’ no Open (último na sua bateria dos oitavos-de-final) mas conquistou o 3º lugar na final direta Sub-18.

“Surfei ao meu mais alto nível no Open, mas os meus adversários (entre os quais Manuel Mestre)  surfaram muito bem. Na final direta Sub-18 fiquei em 3º, creio que por mau posicionamento no mar”, explicou o jovem surfista de Portimão, ao Swell-Algarve. “Não correu muito bem no geral, mas consegui mostrar muito bom surf no ‘heat’ Open e acho que valeu a pena pelas experiências e por tudo o que aprendi durante o fim de semana”, concluiu Isaac Felizardo.

Links:

1ª Etapa CNLongboard 2015 – Ribeira d’Ilhas (Maio)

Comentários