Entrevista a Luca Guichar

Gostava de Melhorar para Top 5

Praia do Amado, 4ª Etapa (penúltima) Liga Moche 2014, 6 a 8 de Junho (foto:PauloMarcelino/ArquivoSwell-Algarve)
 
Luca Guichard foi o melhor surfista algarvio no ‘ranking’ nacional em 2014, ao concluir a Liga Moche no 10º lugar. Norueguês residente em Tavira, 25 anos de idade e irmão gémeo de Joackim Guichard, surfista Top 15 nacional, com quem partilha também o ‘hobby’ de DJ nos momentos ‘Twins on Fins’ já bem conhecidos nos ‘sunsets’ das etapas Liga Moche. À conversa com o Swell-Algarve, o atleta do Clube de Surf do Algarve falou sobre a primeira época (2014) sem o patrocínio da O’Neill e revelou como objectivo para a nova temporada “melhorar para Top 5″…. e conseguir um ‘sponsor’.
 
A vida de Luca Guichard é uma procura constante de boas ondas. No dia 10 deste mês viaja com a namorada para a California, para surfar pela primeira vez as ondas californianas, depois de uma escala de 5 dias em Nova Iorque. Regressa no dia 3 de Fevereiro, com ‘pica’ para atacar a nova temporada desportiva. O surf é aquilo que “ama fazer” e isso sente-se no seu discurso directo.
 
Sessão de ‘free surf’ no sábado, dia 3 de Janeiro de 2015, na costa Sul
(foto:JoãoBrekBracourt)
 
Swell-Algarve: Quando começaste a fazer surf?
Luca Guichard: Foi no dia do nosso 12º aniversário. Tínhamos uma grande paixão pelo mar. Uma vez até começámos a gatinhar para as ondas e podia ter sido perigoso. Já fazíamos skimy e bodyboard e os nossos pais ofereceram-nos uma aula de surf como prenda de aniversário. No dia seguinte comprámos pranchas e começámos a fazer ‘cut-backs’.
 
Swell-Algarve: Qual é o teu spot favorito?
Luca Guichard: Em Portugal, a minha onda preferida é Coxos (Ericeira), mas quando há boas ondas em casa (Tavira), no verão, é outro sentimento. No estrangeiro, a minha onda favorita é Mias, na Ilha de Sumatra, Indonésia.
 
Swell-Algarve: Que surf ‘trips’ fizeste no ano passado?
Luca Guichard: Fomos a Marrocos em Fevereiro. Fomos também a França, ver o WCT e surfar lá. E também surfei ‘bué’ na Noruega. Mas a minha base é Tavira, muito embora, a maior parte do tempo, ande à procura de ondas em Sagres e na Ericeira.
 
Swell-Algarve: Tens planos para competir a nível internacional?
Luca Guichard: Como perdemos o ‘sponsor’ da O’Neill (em 2013) não dá para fazer o QS. O novo apoio (alcançado no final da época de 2014) da Ericeira Surf & Skate só dá 1500 euros por ano em material na loja, mas paga os campeonatos nacionais. Vamos ver o que dá com a Red Bull Noruega. Estão interessados em fazer mais vídeos e, se correr bem, daí podem vir mais coisas. Ainda assim, gostava de competir num ou dois QS mais próximo de casa, se for possível.
 
Luca e Joackim Guichard, os ‘Twins on Fins’ em modo DJ no sunset da etapa Liga Moche na Praia do Amado
(foto:PauloMarcelino/ArquivoSwell-Algarve)
 
 
Swell-Algarve: Qual foi o teu momento preferido de competição em 2014?
Luca Guichard: Foi no Guincho (5ª etapa, última, da Liga Moche).As ondas estavam muito grandes e não se ouvia nada da situação. Estava apenas concentrado no mar e com muita pica… e fiz um 9.25, que foi a minha melhor onda da época. (nota: nos quartos-de-final ‘man-on-man’, o surfista algarvio quase travou Vasco Ribeiro no caminho deste para o título nacional)
 
Swell-Algarve: Quais são os teus objectivos para 2015?
Luca Guichard: Gostava de melhorar para Top 5 e tentar alcançar um patrocínio, para continuar a fazer aquilo que amo. Já me falaram em duas possibilidades para a nova época, mas ainda não há nada de concreto. Vamos ver no que dá.
 
Swell-Algarve: Sem ‘sponsor’, que outros apoios tens além da Ericeira Surf & Skate?
Luca Guichard: Tenho apoios da Pólen, que me faz desconto nas pranchas; e material técnico da FCS e da Gorilla Grip.  



Ficha
Nome: Luca Guichard
Data de Nascimento: 24 Setembro 1989
Nacionalidade: Norueguesa (“Fui feito em Portugal, mas nasci na Noruega”, diz o atleta)
Ranking Liga Moche 2014: 10º lugar
Clube: Algarve Surf Clube



Comentários