pub

1ª PAR / PRR 2014/2015

Afonso Rodrigues Vence em Casa

velapar
pub
1ª PAR 2014/2015 no Algarve foi disputada ao largo da Ilha do Farol, organizada pelo Ginásio Clube Naval de Faro
(foto:IngridBragaFortunato)

 

Afonso Rodrigues, velejador do Ginásio Clube Naval de Faro que em Outubro representou Portugal no Campeonato Mundial de Juvenis, na Argentina, venceu a 1ª PAR – Prova de Apuramento Regional em Optimist 2014/2015, disputada ao largo da Ilha do Farol, Faro, no fim-de-semana 15 e 16 de Novembro. O atleta da casa impôs-se à forte concorrência da campeã nacional de juvenis em título, Daniela Miranda (Associação Naval do Guadiana), e de Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão), respectivamente, 2ª e 3ª classificadas.
 
A PAR Optimist disputada durante o fim-de-semana ao largo de Faro, organizada pelo Ginásio Clube Naval de Faro, foi a primeira de três provas de apuramento de velejadores algarvios para o Campeonato de Portugal de Juvenis 2015, que será disputado na Ilha do Faial, Açores, de 24 a 28 de Março. A 2ª PAR está agendada para os dias 17 e 18 de Janeiro, em Vila Real de Santo António, organizada pela Associação Naval do Guadiana. A 3ª PAR vai ser organizada pelo Clube de Vela de Lagos, em Lagos, e deverá decorrer entre os dias 28 de Fevereiro e 1 de Março. 
 
A categoria Optimist Juvenis é a frota mais competitiva, esta época, no Algarve. Ilustrativo disso mesmo é o facto de os quatro primeiros classificados da prova deste fim-de-semana em Faro terem representado Portugal este ano em provas internacionais. Afonso Rodrigues foi ao Mundial na Argentina. Daniela Miranda alcançou o 14º lugar feminino (18º na geral) no Campeonato da Europa em Dublin, Irlanda, onde competiram também Beatriz Gago (51ª) e Manuel Fortunato (48º). Manuel Fortunato, do Clube de Vela de Lagos, foi quarto classificado na PAR em Faro. O 5º classificado  foi o jovem prodígio ‘da casa’ e ainda atleta Infantil Guilherme Cavaco.
 
Em simultâneo com a 1ª PAR Optimist decorreu no mesmo evento a 1ª PRR – Prova do Ranking Regional para a classe Laser (Radial, 4.7 e 420), cujo calendário segue as datas das PAR. Os vencedores nesta prova paralela foram: Marta Roque (Clube Naval de Portimão) em 4.7; João Rodrigues (CVLagos) em Radial e a dupla Vasco Rocha & Salvador Taveira (Clube Náutico de Tavira) em 420.
 
A prova juntou 105 embarcações, para um total de 108 velejadores em representação de seis clubes algarvios e dois espanhóis. Todas as classes em competição realizaram cinco regatas cada, em condições que variaram de vento de 10 a 15 nós no sábado, para vento fraco de 5 a 7 nós no domingo.
 
 
Pódio 1ª PAR Optimist 2014/2015 (frota # 85)
1. Afonso Rodrigues (GCNFaro)
2. Daniela Miranda (ANGuadiana)
3. Beatriz Gago (CNPortimão)
 
 
Pódios 1ª PRR Laser 2014/2015
 
Laser 4.7 (frota # 11)
1. Marta Roque (CNPortimão)
2. João Abrantes (ANGuadiana)
3. Francisco Farinha (CNPortimão)
 
Laser Radial (frota # 6)
1. João Rodrigues (CVLagos)
2. José Lopes (ANGuadiana)
3. David Coutinho (GNOlhão)
 
Laser 420 (frota # 3)
1. Vasco Rocha & Salvador Taveira (CNTavira)
2. Martim Sancho & Afonso Correia (GCNFaro)
3. Júlio Freire & Magnus Schneider (CNTavira)
 
 
 

Comentários