Estudo avalia programa de prevenção de lesões

Investigação sobre Surf Começa em Portimão

Avaliação postural nas instalações da Future Surfing School, com a investigadora Beatriz Minghelli (®DR)

Uma equipa de investigadores da Escola Superior de Saúde Jean Piaget – Algarve, da Faculdade de Motricidade Humana e da Escola Nacional de Saúde Pública iniciou em Portimão um estudo com surfistas sobre prevalência e prevenção de lesões no surf. A investigação teve início esta semana, com avaliações de controlo postural feitas a surfistas locais.

O trabalho de investigação tem por tema “Efetividade de um Programa de Prevenção de lesões em surfistas: redução do número de lesões e melhoria no desempenho físico do atleta”. Este estudo terá como objetivo principal avaliar a efetividade de um programa de prevenção de lesões em surfistas em termos da redução do número de lesões e sua gravidade, assim como na melhoria do desempenho físico do atleta.

Bruno Santos, treinador do Portimão Surf Clube, também integra o grupo de controlo na investigação (®DR)

Bruno Santos, treinador do Portimão Surf Clube, também integra o grupo de controlo na investigação (®DR)

O estudo irá também analisar a prevalência de lesões nesses surfistas e explorar os potenciais fatores de risco associados, para que se possam ser implementadas estratégias de prevenção mais adequadas. A investigação agora iniciada surge na sequência de um outro estudo recente, no âmbito do qual foi apurado que 67,4% dos surfistas algarvios já sofreram lesões (ler notícia).

De modo a poder concretizar este novo trabalho de investigação, torna-se necessário fazer um novo levantamento de dados relativos ao tema. Esse levantamento foi iniciado com avaliações dirigidas aos surfistas ativos pertencentes a clubes e associações de Portimão.

Plataforma de fora sobre a qual é feita a avaliação postural dos surfistas (®DR)

Plataforma de fora sobre a qual é feita a avaliação postural dos surfistas (®DR)

Os surfistas que participam no estudo preenchem um questionário e submetem-se a uma avaliação do controlo postural, através de uma plataforma de força, onde são medidos o deslocamento do centro de pressão (no eixo médio-lateral, antero-posterior e total), a área de oscilação em apoio bipodal dinâmico, bem como o pico de força e o tempo de estabilização.

A avaliação começou a ser feita esta semana em Portimão, nas instalações da escola de surf Future Surfing School e do Portimão Surf Clube, na Praia da Rocha, no gabinete de fisioterapia e treino funcional Fisiorider e no ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, com formandos do Curso de Treinadores de Surf Grau I, pós-graduação Surf e Performance da Universidade Lusófona. Nas avaliações na Praia da Rocha participaram também surfistas treinados pela escola de surf Playsurf.

Exemplo de ficha de avaliação postural criada no sistema ao serviço da investigação (®DR)

Exemplo de ficha de avaliação postural criada no sistema ao serviço da investigação (®DR)

Equipa de investigação:

  • Professora Doutora Beatriz Minghelli – Escola Superior de Saúde Jean Piaget-Algarve Instituto Piaget
  • Professor Doutor Raul Oliveira – Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa
  • Professor Doutor Filipe Melo – Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa
  • Professora Doutora Carla Nunes – Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa
  • Dr. Filipe Costa – Fisioterapeuta responsável pelo Gabinete Fisiorider, Portimão

Comentários