A Associação Empresarial da Póvoa de Varzim convidou o diretor do Swell-Algarve para participar na Conferência Internacional Varzim Náutico – Business Opportunities to Promote Nautical Tourism. A conferência decorreu no São Félix Hotel, sexta-feira dia 12 de outubro, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, autarcas de municípios vizinhos e especialistas de diversas entidades, incluindo o professor Fernando Perna, da Universidade do Algarve.
A conferência Varzim Náutico decorreu no âmbito de um projeto da associação empresarial para lançar o turismo náutico na Póvoa de Varzim. Individualidades ligadas ao setor, do Fórum Oceano, do Turismo de Portugal, da Marinha, do Observatório Marinho de Esposende, do Cluster Smart Cities Portugal, do Instituto Politécnico de Leiria e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo deram o seu contributo de conhecimento para o berço do turismo náutico na Póvoa de Varzim.
O secretário de Estado José Mendes lançou o debate salientando a importância do turismo como “nosso setor mais exportador, com um volume de negócios na ordem dos 15,5 mil milhões de euros em 2017” e sublinhando a necessidade de combater a sazonalidade própria da atividade e gerar mais valor acrescentado por cada turista. O turismo náutico é potenciador desses objetivos. “Portugal é uma nação marítima e às vezes parece que nos esquecemos disso”, comentou o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente.
—

Swell-Algarve foi convidado pelo exemplo de divulgação dos desportos de mar como forma de promover o turismo náutico (®DR)
—
O Algarve esteve representado por Fernando Perna, da Universidade do Algarve, e por Paulo Marcelino, diretor do Swell-Algarve. O professor da Ualg, especialista na área do Turismo, apresentou alguns resultados de um estudo por si feito sobre impacto económico e cenários de desenvolvimento da náutica de recreio nas marinas e portos de recreio geridos pela DOCAPESCA em todo o País.
Fernando Perna deixou algumas pistas importantes sobre a náutica de recreio, ouvidas atentamente por empresários e responsáveis políticos que estão agora a dar início ao desenvolvimento do turismo náutico na Póvoa de Varzim. Paulo Marcelino deu o exemplo do Swell-Algarve, como dinamizador da região como destino de turismo náutico através da aposta e divulgação de informação regional exclusivamente dedicada aos desportos de mar.
Comentários