Após dois primeiros dias sem vento suficiente, os Campeonatos do Mundo de Windsurf em Portimão estrearam competição na água, terça-feira 18 de setembro, para as Classes Raceboard e Formula, ao largo da Praia da Rocha. O madeirense João Rodrigues, campeão do mundo absoluto em Raceboard e recordista português de participações em Jogos Olímpicos confirmou o favoritismo e venceu as quatro regatas do dia na subcategoria Raceboard Masters.
O velejador madeirense, de 46 anos, que se sagrou recentemente campeão do mundo absoluto da classe Raceboard, em Espanha, foi absolutamente dominador e venceu as quatro regatas da subcategoria Raceboard Masters (dirigido a atletas com mais de 35 anos). A completar o pódio, encabeçado por aquele que é o atleta português com mais presenças olímpicas de sempre, ficaram respetivamente Juha Blinnikka (Finlândia) e Jorge Garcia Velazco (Argentina).
Após dois primeiros dias em que a falta de vento não permitiu o início das regatas, esta terça feira o vento atingiu os 10 nós e também os atletas da classe Formula Windsurfing entraram em ação e disputaram duas regatas. Naquela categoria, o australiano Steve Allen confirmou o favoritismo e venceu as duas primeiras regatas. Alexander Cousin (França) foi segundo e Janis Preiss (Letónia) garantiu a terceira posição.
O melhor português na classe Formula, ao final do primeiro dia, era Luís Fonseca, atleta do Clube Naval de Portimão, em 10º na geral. O algarvio multicampeão nacional Miguel Martinho, também do Naval de Portimão, terminou o primeiro dia de competição em 17º, penalizado com uma ‘bandeirada’ por largada irregular na segunda regata. Mas o 3º lugar alcançado por Miguel Martinho na primeira regata, abre boas perspectivas de classificação depois de descartada a ‘bandeirada’.
Os primeiros cinco dias de provas são exclusivos para as classes Raceboard e Formula Windsurfing.
Na reta final estão reservados 3 dias para a classe Formula Foil, que pela primeira vez terá um campeonato do mundo. Esta classe deverá tornar-se olímpica nos Jogos de Paris de 2024.
A organização dos Campeonatos do Mundo de Windsurf de Portimão pertence ao Clube Naval de Portimão, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão. O evento conta ainda com o apoio da Federação portuguesa de Vela e com os patrocínios Starboard e Starsul.
Site Oficial: http://portimaoworlds2018.internationalwindsurfing.com
—
Fonte: Nota de imprensa Portimão Windsurfing Worlds (editada)
Comentários