Terminou o Campeonato Nacional de Velocidade em Canoagem. A prova foi disputada em dois fins-de-semana consecutivos, 28 e 29 de julho e 4 e 5 de agosto, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, juntando no total mais de 1500 atletas de todo o País. O Kayak Clube Castores do Arade (KCCA) foi o melhor representante do Algarve, colocando atletas no primeiro lugar do pódio em quatro categorias e terminando o campeonato em 8º lugar por equipas, entre 52 clubes presentes.
O primeiro fim-de-semana – 28 e 29 de julho – foi dedicado aos escalões Iniciados, Infantis e Cadetes. Os ‘Castores do Arade’ conquistaram nessa primeira etapa dois títulos nacionais (k4 Iniciados Feminino e K1 Iniciados Feminino), um vice-título nacional (k1 Iniciados Feminino) e Medalha de Bronze em K4 Infantis. Estiveram em destaque as irmãs gémeas Maria e Isabella Wilkinson, com dobradinha nos primeiros lugares do pódio K1 Iniciados Feminino e participação no título nacional em k4 Iniciados Feminino.
Nesse primeiro fim-de-semana, o Grupo Desportivo de Alcoutim também se mostrou em pódio, com dois vice-títulos nacionais (K1 Cadetes Feminino e K2 Cadetes Feminino). Os resultados do clube algarvio de Alcoutim foram conquistados pela dupla feminina-maravilha Joana Ramos e Beatriz Ribeiros.
O segundo fim-de-semana – 4 e 5 de agosto – foi dedicado aos escalões Juniores, Seniores e Veteranos. Nesta segunda etapa, o Algarve esteve em pódios apenas por intermédio do KCCA. Luís Simão, do Grupo Desportivo de Alcoutim, falhou o pódio (4º lugar) em C1 Juniores por menos de um segundo. Os ‘Castores do Arade’ conquistaram mais dois títulos nacionais (K4 Juniores e K1 Juniores) e Medalhas de Bronze em K1 Juniores, K2 Juniores e K4 Juniores; numa jornada em que estiveram em evidência os juniores Tomás Santos e Iago Bebiano.
O grande vencedor por equipas foi o Náutico de Ponte de Lima, que detém o título nacional coletivo na disciplina de Regatas em Linha (Velocidade) há mais de uma década. A canoagem desportiva Portuguesa está já em período de descompressão pós-época e com atenções viradas para o CAR de Montemor-o-Velho, que entre os dias 22 e 26 de agosto vai receber o Campeonato do Mundo Absoluto de Velocidade em Canoagem. A competição vai reunir em Portugal a elite mundial da disciplina, num total de 1500 atletas de 80 países.
—
Medalhas Algarvias | Nacional Velocidade
I Parte (28 e 29 julho) | Iniciados, Infantis e Cadetes
K1 Cadetes Feminino | Prata
2. Joana Ramos (GDAlcoutim)
K4 Iniciados Feminino | Ouro
1. Iara Bebiano, Maria Wilkinson, Isabella Wilkinson e Leonor Ramos (KCCArade)
K4 Infantis | Bronze
3. Guilherme Reis, Tomás Vasconcelos, Filipe Libório e Bernardo Verdades (KCCArade)
K2 Cadetes Feminino | Prata
2. Joana Ramos e Beatriz Ribeiros (GDAlcoutim)
K1 Iniciados Feminino | Ouro + Prata
1. Maria Wilkinson (KCCArade)
2. Isabella Wilkinson (KCCArade)
II Parte (4 e 5 agosto) | Juniores, Seniores e Veteranos
K2 Juniores | Bronze
3. Iago Bebiano e Tomás Santos (KCCArade)
K4 Juniores | Ouro
1. Iago Bebiano, Tomás Santos, Mário Cabede e Gonçalo Bento (KCCArade)
K4 Seniores Feminino | Bronze
3. Ana Bebiano, Maria Cabrita, Rita Ângelo e Ana Acuña (KCCArade)
K1 Juniores | Ouro + Bronze
1. Tomás Santos (KCCArade)
3. Iago Bebiano (KCCArade)
Comentários