A equipa mais jovem do Kayak Clube Castores do Arade (KCCA) participou, dia 30 de junho, na 3ª e última etapa do Campeonato Nacional de Esperanças em canoagem, em Vila Nova da Barquinha, no rio Tejo, que contou com 662 participantes de 46 clubes. O nacional de Esperanças é dedicado aos escalões mais novos da canoagem, com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos, em circuitos entre os 2 e os 5 km. Os ‘castores’ Rúben Luís e Maria Wilkinson sagraram-se Campeões Nacionais, respetivamente, em K1 Iniciado e K1 Iniciado Feminino. O KCCA conquistou o 4º lugar por equipas, afirmando-se como o melhor clube de canoagem Esperanças a Sul do Rio Douro. E a dupla Joana Ramos / Beatriz Ribeiros, do Grupo Desportivo de Alcoutim conquistou o título nacional em K2 Cadete Feminino.
DUPLA DE ALCOUTIM CAMPEÃ EM K2 CADETE FEMININO
Joana Ramos e Beatriz Ribeiros garantiram o título nacional em K2 Cadete Feminino com o 2º lugar alcançado em Vila Nova da Barquinha. A dupla alcouteneja terminou a 3ª etapa a 1,75 segundos das vencedoras.
O resultado na 3ª etapa, somado à vitória na 2ª etapa e ao 2º lugar na 1ª, em Alcoutim, confirmou a conquista do título nacional pela tripulação de Alcoutim.
—
—
CASTORES COM SETE MEDALHAS VÁRIOS TOP-10
Os castores alcançaram um total de 7 medalhas sendo duas de ouro, três de prata e duas de bronze.
A primeira vitória alcançada pertenceu a Maria Wilkinson, em K1 Iniciado Feminino, que cumpriu os 2km em 9 minutos e 38 segundos, menos 13 segundos que a sua irmã gémea, Isabella Wilkinson, que garantiu a medalha de prata e respectiva dobradinha para os Castores do Arade ficando, Filipa Lamas, do CN Ponde de Lima na terceira posição com 10’23’’.
A segunda vitória do dia foi conquistada ao sprint, por Filipe Busel em K1 Iniciado A, que fez apenas menos 1 segundo do que Rui Esteves do GCDRGemeses.
Os atletas Rúben Luís e Guilherme Reis alcançaram as restantes medalhas de prata em K1 Iniciado e K1 Infantil “A”, respectivamente. Rúben Luís protagonizou um dos momentos do dia com um excelente sprint final contra o adversário e amigo, Afonso Pereira do CN Prado, garantindo o 2º lugar por apenas 43 centésimos de segundo. Guilherme Reis foi 3,39 segundos mais rápido do que o terceiro classificado, Duarte Cerdeira do CNSesimbra, e ficou a 12 segundos do vencedor, Rodrigo Azevedo do GCDRGemeses.
As duas medalhas de bronze sorriram a Ianis Bebiano em K1 Menor e a Inês Luís em K1 Infantil “B”. Ianis Bebiano demorou 11’13’’ minutos a cumprir os 2 km de prova, mais 11 segundos do que o 2º classificado, Nuno Barros do CN Prado. Inês Luís demorou 20’41’’ minutos a cumprir os 5km da sua prova terminando a pouco mais de 30 segundos da 2ª classificada, Luana Sousa do CN Crestuma.
A dupla, Iara Bebiano e Leonor Ramos, obteve o 4º lugar no K2 Iniciado feminino a apenas 6 segundos do pódio e destaque ainda para o top-10 alcançado por Ana Gouveia (10º lugar) em K1 Iniciado feminino.
CASTORES SOMAM DOIS TÍTULOS NACIONAIS E UMA VICE-CAMPEÃ
Com a última etapa cumprida termina o nacional de Esperanças de 2018 com os Castores a alcançarem dois títulos nacionais e um de vice-campeã. Um título por intermédio de Rúben Luís em K1 Iniciado que somou 62 pontos mais 6 do que Tiago Maciel do Viana Garças Clube com 56 e mais 12 do que Afonso Pereira do CN Prado, terceiro classificado com 50 pontos.
O outro título foi para Maria Wilkinson que somou os mesmos 62 pontos da sua irmã gémea, Isabella Wilkinson, mas as regras ditam que, em caso de empate pontual, a Campeã Nacional é a atleta com a melhor prestação na última etapa. A vitória em Vila Nova da Barquinha rendeu o título nacional contentando-se a sua irmã com o vice-campeonato.
—
—
Em igualdade pontual com o terceiro classificado terminou também, em K1 Menor, o atleta Ianis Bebiano com 44 pontos, os mesmos que Nuno Barros do CN Prado mas a mesma regra acima mencionada garantiu a medalha de Bronze final para o adversário por este ter sido melhor na última etapa na Barquinha.
Ainda no top-10 nacional terminaram Inês luís, em K1 Infantil feminino, na 5ª posição com 30 pontos e a apenas 8 do pódio; Iara Bebiano e Leonor Ramos, em K2 Iniciado feminino conseguiram 30 pontos que garantiram o 6º lugar nacional; Filipe Busel em K1 Iniciado foi 7º classificado com 26 pontos.
4º LUGAR COLETIVO NA ÚLTIMA ETAPA E TAMBÉM NO NACIONAL
A nível colectivo os Castores conseguiram a 4ª posição entre 46 clubes. Foram mais os atletas dos Castores que contribuíram para essa classificação nesta última etapa: Iara Bebiano e Leonor Ramos foram 4ª’s em K2 Iniciado feminino; em K1 Iniciado feminino, Ana Gouveia foi 10ª e, na mesma categoria, Iris Rietkerk e Matilde Ribas terminaram na 16ª e 19ª posição, respectivamente.
Filipe Libório foi 13º classificado no K1 Infantil e, na mesma categoria, Tomás Vasconcelos, Bernardo Verdades, Diogo Araújo, Rodrigo Gabriel e Artur Azevedo terminaram na 18ª, 19ª, 20ª, 36ª e 52ª posição, respectivamente.
Matilde Cartaxo e Teresa Laginha foram a 37ª e 44ª classificadas em K1 Infantil feminino; e finalmente, em K1 Cadete, Isaac Albuquerque, Rodrigo Gonçalves, André Soares, Tiago Vieira e José Gouveia foram, respectivamente, 22º, 26º, 28º, 35º e 58º classificado.
—
—
KCCA MELHOR CLUBE NACIONAL A SUL DO RIO DOURO
O Kayak Clube Castores do Arade termina o Campeonato Nacional de Esperanças muito perto do pódio, numa excelente 4ª posição Nacional final com 314 pontos, atrás do Campeão o Náutico de Ponte de Lima com 1416 pontos, o Náutico de Prado com 662 pontos e o GCDRGemeses com 460 pontos. O KCCA é assim o melhor Clube a Sul do rio Douro o que é reflexo do excelente trabalho diário que tem sido realizado em Lagoa na divulgação da canoagem e formação de novos atletas e quem sabe de futuros campeões ao serviço das equipas nacionais.
A terceira etapa do nacional de Esperanças foi organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem em parceria com o clube local, o Clube Náutico Barquinhense, com o apoio dos Jogos Santa Casa e do IPDJ – o Instituto Português do Desporto e Juventude. Teve um total de 24 regatas repartidas entre kayaks e canoas, individuais e de 2 atletas. O Campeonato Nacional de Esperanças é constituído por 3 provas Nacionais. A primeira cumpriu-se em Alcoutim e a 2ª prova em Crestuma.
‘CASTOR’ TOMÁS SANTOS FAZ DUAS FINAIS EUROPEIAS
Tomás Santos, atleta dos Castores do Arade, conseguiu alcançar duas finais nos Campeonatos Europeus de Canoagem de Velocidade de Juniores e Sub-23 que decorreram na magnífica localidade transalpina de Auronzo di Cadore em Itália.
O atleta algarvio disputou a final A em equipa na distância de K4 500m e uma final B – para apurar do 10º ao 18º classificado – individual em K1 200m, ambas distâncias Olímpicas. A final A por equipas foi bastante disputada. O quarteto português terminou em 6º, mas a escassos 2,347 segundos dos vencedores. Na final B K1 200m, Tomás Santos fez 4º lugar, equivalente a 13º geral.
—
Fonte: Nota de Imprensa Kayak Clube Castores do Arade, excepto subtítulo referente ao bom resultado da dupla do GDAlcoutim, da responsabilidade da redação.
Comentários