A vila de Alcoutim recebeu pelo quarto ano consecutivo, domingo 20 de maio, a 1ª Etapa do Campeonato Nacional Esperanças em Canoagem, organizada pelo Grupo Desportivo de Alcoutim. A prova contou com a presença de 586 jovens em representação de 41 clubes de Portugal Continental. Isabella e Maria Wilkinson, do Kayak Clube Castores do Arade; e Joana Ramos e Beatriz Ribeiros, do GDAlcoutim conquistaram as quero medalhas algarvias ganhas na etapa.
A competição decorreu no Rio Guadiana, junto à vila algarvia, com temperaturas a fazer lembrar o verão e céu relativamente limpo no começo, pelas 10:00, nada fazendo antever o mau tempo que se instalou quando começaram as duas últimas regatas, perto das 13:00.
Num total de 23 regatas, os mais jovens atletas dedicados à canoagem, deram o seu melhor nas competições de K1, C1, K2 e C2 sendo que esta prova contou, pela primeira vez com a participação de Canoas Femininas monolugares no escalão infantil.
—

Joana Ramos & Beatriz Ribeiros conquistaram Medalha de Prata para Alcoutim, num final de garra (®GDA)
—
Tratando-se de uma competição de longa distância, os Menores e Iniciados percorreram uma distância de 2 Km, enquanto que os Infantis e Cadetes tiveram de percorrer 4 e 6 Km, respetivamente.
Isabella e Maria Wilkinson, do KCCA, conquistaram, respetivamente, medalhas de Ouro e Prata em K1 Iniciado Feminino. Ianis Bebiano (KCCA), em K1 Menor terminou em 4º, a 10 segundos do pódio.
O melhor estava reservado para o fim e foi já debaixo de mau tempo que a dupla ‘da casa’ Joana Ramos & Beatriz Ribeiros conquistou Medalha de Prata, para o GDAlcoutim, em K2 Cadete Feminino. As duas atletas alcoutenejas mostraram uma garra surpreendente no final da prova, saindo do quarto lugar a 200 metros da meta e terminando a lutar pelo primeiro lugar.
A próxima etapa do Campeonato Nacional Esperanças em Canoagem 2018 está agendada para o dia 10 de junho, em Crestuma.
Comentários