ASCC Super Groms powered by Native Açaí

‘Groms’ Algarvios em Destaque na Caparica

Algarvio Martim Brandão, de mangas amarelas, no 2º lugar do Pódio Sub-14 (®DR)

O futuro do surf algarvio esteve bem representado por jovens atletas do Albufeira Surf Clube e do Portimão Surf Clube na primeira edição ASCC Super Groms powered by Native Açaí. O evento decorreu na Praia do Tarquínio, nos dias 12 e 13 de maio, organizado pela Associação de Surf da Costa de Caparica. Martim Brandão (AlbufeiraSC) sagrou-se vice-campeão Sub-12, Constância Simões (PortimãoSC) fez 2º lugar na final direta Sub-14 Feminino e João Minghelli (PortimãoSC) conseguiu 3º lugar no ‘ranking’ final Sub-8.

O Super Groms na Caparica foi um evento inédito e dedicado à nova geração de surfistas. Participaram 83 jovens surfistas de todo o País, que mostraram muita garra e coragem ao enfrentarem ondulação consistente de metro a metro e meio.

As categorias não-oficias Sub-8 e Sub-10 competiram num registo próprio, que permitiu formar um ‘ranking’ com as melhores ondas de cada dia e proporcionar a muitos dos participantes a primeira experiência de competição, com oportunidade de surfarem dois ‘heats’ sem serem eliminados.

Algarvio João Minghelli, 3º no ‘ranking’ Sub-8 (®DR)

João Minghelli chegou ao fim do primeiro dia, sábado, em 2º lugar no ‘ranking’ Sub-8, com duas ondas de 4,5 e 5 pontos feitas em mar forte. Domingo, João estava cansado e na final apanhou apenas uma onda, para sair, deitado. O mais jovem ‘grom’ algarvio em prova terminou a final em 6º, mas ficou em 3º no ‘ranking’ final Sub-8.

Na categoria Sub-12 estiveram 25 atletas em prova, entre os quais quatro (4) algarvios. Louis Escudeiro, Rafael Furtado e Constância Simões, todos do PortimãoSC perderam na segunda ronda (quartos-de-final). Martim Brandão venceu as suas baterias de ‘oitavos’, ‘quartos’ e meias-finais. O atleta de Albufeira esteve muito sólido e concluiu a final em 2º lugar, atrás de Manuel Cordeiro.

Na categoria Sub-14 também estiveram em prova quatro (4) algarvios, num total de 32 participantes. Rafael Furtado e Tiago Minghelli (Clube Naval de Portimão) perderam ‘de primeira’. Louis Escudeiro foi eliminado nos quartos-de-final e concluiu a categoria em 9º. Julian Seyffert (AlbufeiraSC) ainda venceu uma bateria, mas ‘escorregou’ nas meias-finais e terminou em 5º.

Algarvia Constância Simões, à esquerda, no 2º lugar do Pódio Sub-14 Feminino (®DR)

A categoria Sub-14 Feminino foi disputada em final direta com quatro atletas. Constância Simões conquistou o 2º lugar.

Os vencedores do ASCC Super Groms foram: Francisco Santos (final Sub-8), Max Huljev (ranking Sub-8), Tiago Guerra (final e ranking Sub-10), Manuel Cordeiro (Sub-12), Nilton Freitas (Sub-14) e Beatriz Carvalho (Sub-14 Feminino). Os vencedores de cada categoria ganharam um contrato de patrocínio de pranchas Primvs Surfboards. Houve também prémios “Best Stoked” (Santiago Graça e Concha Costa), “Melhor Manobra/Onda” (Nilton Freitas e Tiago Guerra) e “Maior Wipeout” (Francisco Santos e Diogo Horta).

O ASCC Super Groms powered by Native Açaí foi patrocinado por Almada Forum, Primvs Surfboards, Vissla, Seventy-One, CrushEyes, KreedomHomeblown, Higher Visuals, Marcelino Beach Club, Caparica Surf Fest e Festival O Sol da Caparica. A nível institucional, o evento recebeu  apoios da Federação Portuguesa de Surf, Câmara Municipal de Almada e Junta de Freguesia da Costa de Caparica.

 

Comentários