A comitiva algarvia à 1ª Etapa do Circuito Nacional de Surfing do Desporto Escolar 2017/2018 realizou uma prestação de luxo na Costa de Caparica, nos dias 22 e 23 de março. A equipa da Direção Regional de Serviços do Algarve foi composta por 12 atletas de ondas, que conquistaram um total de sete (7) presenças em pódio nas modalidades Surf Iniciados, Surf Juvenis, Bodyboard e Skimboard.
Quinta e sexta-feira da semana passada foram dias de sonho para a formação desportiva escolar algarvia. Os resultados na categoria Surf Iniciados foram o exemplo máximo do sucesso, com algarvios nos três primeiros lugares do pódio: Samuel Hearn, de Aljezur (1º), Bruno Marçal, de Portimão (2º) e Julian Seyffert, de Albufeira mas afeto ao projeto de desporto escolar em Quarteira (3º). Bruno Marçal e Julian Seyffert realizaram um percurso perfeito até à final, ao vencerem as respetivas baterias nos ‘quartos’ e nas meias-finais.
Em Surf Juvenis, a equipa algarvia conseguiu os dois primeiros lugares no pódio, por intermédio de Michael Conlan (1º) e Bruno Gregório (2º). Os dois atletas do Concelho de Loulé e estudantes na Escola Secundária Dra. Laura Ayres estão convocados para representar Portugal no Campeonato do Mundo da ISF Gymnasíade 2018, em Marrocos, de 2 a 9 de maio. Na Costa de Caparica, Bruno e Michael competiram sempre juntos nos ‘quartos’ e nas mneias-finais. Bruno Gregório venceu essas baterias e Michael Conlan passou sempre em 2º. Na final, o desfecho foi inverso.
Rafael Cabral (Aljezur) conseguiu mais um pódio algarvio, ao conquistar o 3º lugar em Bodyboard. João Pacheco (Portimão) completou a lista dos algarvios medalhados na Costa de Caparica ao subir ao 2º lugar do pódio Skimboard. O surfista de Portimão tinha perdido ‘de primeira’ em Surf Juvenis e quis competir em Skimboard, modalidade que não pratica mas na qual conseguiu um bom resultado. O bodyboarder Rafael Cabral, campeão nacional Sub-12 em 2014 e Sub-14 em 2016, também experimentou o Skimboard, mas perdeu nas meias-finais diretas, terminando em 5º.
A comitiva algarvia foi composta por 12 alunos em modalidades de ondas, um aluno como juiz e dois professores, Fábio Fragoso (Quarteira) e Raquel Gonçalves (Portimão). O Circuito Nacional de Surfing é um formato que está a ser estreado este ano no Desporto Escolar. Antes era realizada apenas uma prova final nacional. Agora, a competição nacional surge em formato circuito, com duas etapas. A próxima etapa será em Viana do Castelo. Na Costa de Caparica estiveram um total de 70 alunos/atletas, em representação de cinco regiões escolares de Portugal Continental.
Comentários