A Praia do Vau fez a sua estreia no Circuito Regional de Surf do Sul este sábado, com muito vento e chuva. O primeiro dia da etapa do circuito este ano, em Portimão, foi uma batalha contra a intempérie, ganha pelos ‘groms’ da região, capazes de encontrar boas oportunidades em mar desalinhado. O visitante Matias Canhoto, de Peniche, fez uma onda de 8,37 pontos (em 10 possíveis) nas meias-finais da divisão Sub-12. O Portimão Surf Clube terminou o dia com atletas em todas as finais das categorias Esperanças. Domingo será dia de finais e de espetáculo Open logo pela manhã.
A base habitual da etapa do Regional Sul em Portimão é a Praia da Rocha. A direção de prova, a cargo de Playsurf / Iate Clube Marina de Portimão, decidiu este ano transferir a etapa para a Praia do Vau, procurando o abrigo de vento proporcionado pela falésia Poente da vizinha Praia do Alemão. A aposta resultou.
—
—
A Paia da Rocha foi fortemente fustigada por vento muito intenso desde as primeiras horas da manhã e a a formação de ondas foi também prejudicada pelos fundos estragados pelas tempestades das duas semanas anteriores. Na Praia do Vau sentiu-se menos vento, houve ondas boas para quem as conseguiu encontrar e os juízes estiveram instalados dentro de um restaurante na praia, com todo o conforto para realizarem o seu trabalho.
Este sábado, 17 de março, primeiro de dois dias de prova, foram apurados os finalistas nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18, as únicas com ação na água. A final Sub-16 Feminino será direta, com três atletas e a categoria Sub-18 Feminino não se realiza porque só havia uma atleta inscrita. Recorde-se que os circuitos regionais são plataformas de apuramento para as finalíssimas por categorias do Campeonato Nacional de Surf Esperanças.
—
—
Devido ao cancelamento da primeira etapa, em Quarteira/Vilamoura, a prova deste fim-de-semana em Portimão marca o arranque da luta por pontos para o apuramento nacional Esperanças no Sul. Este ano, os ‘groms’ do Sul vão ter apenas três etapas, pelo que não há margem para descartes. Em Portimão serão também disputadas, domingo, as categorias extra Open e Open Feminino.
O Circuito Regional de Surf do Sul 2018 fica marcado pelo render da guarda Sub-12, Sub-14 e Sub-16 porque campeões em título – Henrique ‘Piki’ Gomes, Bruno Marçal e Michael Conlan – subiram de categoria. Este quadro vai permitir o despontar de novos valores, como Olly Heukels (Portimão Surf Clube), que conquistou hoje em Sub-14 a sua primeira presença numa final regional.
—
—
O atleta mais eficaz este sábado, na Praia do Vau, foi Diogo Pereira (Iate Clube Marina de Portimão). O campeão regional Sub-14 e Sub-16 de 2016 ressurgiu em grande nível, após um ano discreto, conquistando presença nas finais Sub-16 e Sub-18. Só haverá mais um atleta presente em duas finais e é a coqueluche do surf feminino algarvio. Constância Simões, 10 anos de idade, venceu hoje a sua meia-final Sub-12 e está inscrita na final direta Sub-16 Feminino.
Em evidência estiveram também os visitantes Matias Canhoto (Península de Peniche Surfing Clube) e Bruno Mendonça (Centro Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos, Carcavelos), que ‘varreram’ o acesso às finais, respetivamente, Sub-12 e Sub-16. São atletas de outros regionais, que estão a competir no Vau apenas em registo de treino.
—
—
Julian Seyffert (Albufeira Surf Clube) é o vice-campeão regional Sub-14 em título e confirmou o seu favoritismo com presença na final da categoria, apesar de ter sido infeliz em Sub-16, falhando aí o acesso à final por décimas de ponto. Leon Schneider (Portimão Surf Clube) está na final Sub-16; é o vice-campeão regional em título na categoria e foi quem beneficiou no duelo apertado com Julian Seyffert nas meias-finais.
Bruno Marçal (Clube Naval de Portimão), campeão regional Sub-14 em título, competiu em Sub-16 mas falhou o acesso à final; perdeu nas meias-finais atrás de Henrique ‘Piki’ Gomes (CNPortimão), campeão regional Sub-12 em título. ‘Piki’ perdeu de primeira em Sub-14, a sua nova categoria, mas conseguiu lugar na final Sub-16.
—
—
No final deste primeiro dia da etapa, este sábado, o Portimão Surf Clube foi o clube em destaque, com atletas em todas as finais Esperanças: Constância Simões (Sub-12 e Sub-16 Feminino), Olly Heukels (Sub-14), Leon Schneider (Sub-16) e Maurice Blum (Sub-18). Neste contexto, o Iate Clube Marina de Portimão é o segundo clube mais eficaz, com atletas em três finais: Diogo Brasil (Sub-14), Diogo Pereira (Sub-16 e Sub-18) e João Pacheco (Sub-18), atleta que mostrou grande evolução no seu surf.
O Albufeira Surf Clube tem atletas nas finais Sub-12 – Martim Brandão – e Sub-14 – Julian Seyffert e Tomás Nunes. O duelo entre Julian e Tomás será um dos atrativos para o segundo dia de prova, este domingo, 18 de março, que terá início com a competição Open, a partir das 08H00, esperando-se durante a manhã mar maior e melhor, menos vento e chuva.
—
Finais #2 CRSSul 2018
Sub-12
- Matias Canhoto (PPSC)
- Constância Simões (PTMSC)
- Martim Brandão (A.S.C.)
- Salvador Catarino (ASC)
Sub-14
- Julian Seyffert (A.S.C.)
- Tomás Nunes (A.S.C.)
- Diogo Brasil (ICMP)
- Olly Heukels (PTMSC)
Sub-16
- Bruno Mendonça (CRCQL)
- Diogo Pereira (ICMP)
- Leon Schneider (PTMSC)
- Henrique Gomes (CNPTM)
Sub-16 Feminino (direto)
- Dorri Seyffert (A.S.C.)
- Érika Mendonça (CRCQL)
- Constância Simões (PTMSC)
Sub-18
- Maurice Blum (PTMSC)
- Michael Conlan (CIMAV)
- João Pacheco (ICMP)
- Diogo Pereira (ICMP)
—
Circuito Regional de Surf do Sul 2018
1ª Etapa: CANCELADA | Quarteira/Vilamoura | FPS/Associação Dinamika
2ª Etapa: 17-18 março | Portimão | FPS/Playsurf-Iate Clube Marina de Portimão
3ª Etapa: 24-25 março / 31 março-1 abril (Esperanças) | Faro | FPS/Clube Surf de Faro
4ª Etapa: 7-8 abril | Sines | FPS/Sines Surf Clube
—
Links Circuito Regional de Surf do Sul 2017
2ª Etapa 2017 | Quarteira-Vilamoura
Comentários