Desporto Escolar 2017/18 | 2º Encontro Regional de Surf & Bodyboard

Encontro Escolar Enche Praia da Rocha

Mais de 70 alunos de escolas básicas do Algarve e Alentejo estiveram em prova na Praia da Rocha, Portimão (®PauloMarcelino)

A Praia da Rocha recebeu o 2º Encontro Regional do Algarve de Surf & Bodyboard do Desporto Escolar 2017/2018, esta quarta-feira, 21 de fevereiro, organizado pela escolas Poeta António Aleixo e Bemposta, de Portimão, e pelo Agrupamento de Escolas Silves Sul. Mais de 70 alunos de centros de formação desportiva de surfing do ensino básico da região encheram a praia com muita alegria e energia na ondas. Os pódios foram dominados por atletas federados, alguns campeões regionais e até nacionais em diversas categorias.

A prova foi disputadas nas categorias Surf Infantis A e B, Iniciados, Juvenis e Feminino e Bodyboard. Participaram alunos de CFDs Surf de escolas do ensino básico dos agrupamentos Dra Laura Ayres (Quarteira), Poeta António Aleixo e Bemposta (Portimão), Silves Sul (Armação de Pêra), Gil Eanes (Lagos), Aljezur, FuzetaVila do Bispo e Odemira, estes três últimos em estreia este ano.

O encontro ocupou a praia durante todo o dia, desde as 09.00 até às 18:00, e foi presenteado com ondas acima do meio metro mas pouco manobráveis. Estiveram em ação alguns ‘craques’ regionais, já atletas federados consagrados, que venceram em todas as categorias.

João Mendonça voltou a vencer em Surf Infantis B. O jovem prodígio da Arrifana foi campeão nacional de Surf Sub-12 em 2016 e Top 3 nacional Sub-14 em 2017. Faz a sua qualificação para o nacional Esperanças federado através do circuito regional da Grande Lisboa (onde é campeão regional Sub-14), pelo que os encontros escolares no Algarve são uma oportunidade rara para o ver competir na região.

Concha Balsemão e João Mendonça, dois jovens craques de Aljezur (®PauloMarcelino)

Rafael Cabral, campeão nacional federado de Bodyboard Sub-12 em 2014 e Sub-14 em 2016, também alcançou na Praia Rocha a sua segunda vitória consecutiva no Desporto Escolar 2017/2018. Outro repente em vitórias este ano escolar, em Surf Infantis A, foi Louis Escudeiro, jovem atleta de Portimão que tem mostrado uma grande evolução técnica. O mesmo acontece com Constância Simões, também de Portimão, que venceu em Surf Feminino, alternando com Concha Balsemão, outra grande promessa do surf algarvio.

O campeão regional Sub-14 do Sul, Bruno Marçal, venceu em Surf Iniciados, melhorando face ao 3º lugar alcançado no primeiro encontro do atual ano escolar (ver notícia). Bruno Gregório foi o outro campeão regional (Sub-18) que ressurgiu no encontro escolar na Rocha, ao vencer a super-competitiva categoria Surf Juvenis, depois de não ter sequer subido ao pódio no primeiro encontro. Michael Conlan, que foi finalista no primeiro encontro, não competiu na Rocha, porque se feriu na cabeça – sem gravidade – numa sessão de surf livre antes de ter início a competição.

O 3º Encontro Regional do Algarve de Surf & Bodyboard do Desporto Escolar 2017/2018 está marcado para o dia 9 de março, na Praia da Arrifana, organizado pelo agrupamento escolar de Aljezur. Será o último encontro regional escolar completo, decisivo para a qualificação dos alunos para o nacional escolar de surf, que deverá este ano ser disputado em duas etapas; a primeira está prevista nos dias 22 e 23 de março, na Costa de Caparica.

Finais 2º Encontro Surf & Bodyboard Escolar 2017/18 | Praia da Rocha

Pódio Infantis A (®PauloMarcelino)

Surf Infantis A

1. Louis Escudeiro (Bemposta/Portimão)

2. Rafael Furtado (Vila do Bispo)

3. José Pedro Gonçalves (Fuzeta)

Pódio Infantis B (®PauloMarcelino)

Surf Infantis B

1. João Mendonça (Aljezur)

2. Henrique ‘Piki’ Gomes (Poeta Ant. Aleixo/Portimão)

3. Martim Brandão (Quarteira)

4. Tomás Nunes (Armação de Pêra)

Pódio Iniciados (®PauloMarcelino)

Surf Iniciados

1. Bruno Marçal (Bemposta/Portimão)

2. Julian Seyffert (Quarteira)

3. Leon Heimark (Vila do Bispo)

4. Leonardo Quádrio (Armação de Pêra)

Pódio Juvenis (®PauloMarcelino)

Surf Juvenis

1. Bruno Gregório (Quarteira)

2. Henrique Poucochinho (Bemposta/Portimão)

3. João Pacheco (Poeta Ant. Aleixo/Portimão)

4. Leon Schneider (Lagos)

Pódio Feminino (®PauloMarcelino)

Surf Feminino

1. Constância Simões (Bemposta/Portimão)

2. Concha Balsemão (Aljezur)

3. Manuela Mendonça (Bemposta/Portimão)

4. Dorri Seyffert (Quarteira)

Pódio Bodyboard (®PauloMarcelino)

Bodyboard

1. Rafael Cabral (Aljezur)

2. Tiago Fernandes (Fuzeta)

3. Tomás Ferreira (Fuzeta)

4. Christien Obrien (Aljezur)

5. Maria Balsemão (Aljezur)

Links:

1º Encontro Regional Escolar 2017/18 | Quarteira/Vilamoura

Comentários