Nazaré Challenge | Big Wave Tour WSL

Alex Botelho Passa Primeiro Teste na Nazaré

Alex Botelho, à direita, e Jamie Mitchell numa onda disputada esta manhã na Nazaré (®Masurel/WSL)

O surfista algarvio Alex Botelho (Algarve Surf Clube) foi convidado a participar no Nazaré Challenge, etapa do circuito mundial Big Wave Tour da World Surf League. Este sábado de manhã,o atleta de Lagos conseguiu qualificar-se para as meias-finais, numa bateria já com muito vento e após a qual a prova foi interrompida.

O Nazaré Challenge começou este sábado de manhã, com cinco portugueses em prova. A João de Macedo, competidor oficial do Big Wave Tour, juntaram-se os convidados Hugo Vau, Alex Botelho, Nic Von Rupp e António Silva.

Aspeto do mar na Praia do Norte, este sábado de manhã, no arranque do Nazaré Challenge (®Masurel/WSL)

João de Macedo, Hugo Vau e Alex Botelho foram os únicos portugueses em ação este sábado. João de Macedo e Hugo Vau entraram na primeira bateria e foram eliminados, respetivamente, em 4º e 5º. João de Macedo sofreu um violento ‘wipout’ na primeira onda do campeonato. Foi à praia receber assistência médica e voltou para o ‘outside’, para concluir o ‘heat’.

Recorde-se que no BWT cada ‘heat’ tem seis atletas e avançam para a ronda seguinte os três primeiros. A primeira bateria do Nazaré Challenge foi ganha pelo brasileiro Lucas Chianca, seguido por Billy Kemper e Nathan Florence, ambos do Hawaii.

Algarvio Alex Botelho, sempre simpático acedeu a ser fotografado com dois ‘groms’ de Portimão (®DR)

A segunda bateria foi ganha pelo norte-americano Peter Mel, grande impulsionador do BWT e figura de referência na WSL. O algarvio Alex Botelho fez 2º lugar na bateria e avançou para a ronda seguinte, meias-finais, tendo já garantido melhor resultado que o alcançado na anterior edição do evento.

“A bateria correu-me bem. Consegui fazer as pontuações necessárias. A prancha Ferox está a funcionar muito bem”, disse Alex, ao Swell-Algarve. Durante a bateria começou a fazer-se sentir o forte vento de Noroeste, que levou à interrupção da prova. “Continuar era perigoso”, admitiu Alex Botelho.

O Nazaré Challenge será retomado às 7:30 de domingo, 11 de fevereiro. Pode assistir ao vivo no website da World Surf League. Faltam disputar duas baterias da primeira ronda, com Nic Von Rupp na primeira e António Silva na seguinte. Falta também ver em ação o líder do ‘ranking’, Kai Lenny, que estará na mesma bateria que Nic Von Rupp.

Na primeira meia-final, com Alex Botelho, vão estar Lucas Chianca (Brasil), Billy Kemper (Hawaii), Nathan Florence (Hawaii), Peter Mel (EUA) e Jamie Mitchell (Austrália). Recorde-se que Jamie Mitchell venceu a edição do ano passado, a estreia da Nazaré no Big Wave Tour. Este sábado de manhã, Mitchell apurou-se para as meias-finais atrás do algarvio Alex Botelho.

Comentários