Canoagem | E também remaram na República Checa

‘Castores’ Conquistam Três Títulos Nacionais

Irmãs gémeas Maria e Isabella Wilkinson com Ana Gouveia e Matilde Cartaxo Campeãs Nacionais K4 Iniciado Feminino (®KCCA)

O Kayak Clube Castores do Arade competiu em duas frentes no fim-de-semana 16 e 17 de setembro, com os seus atletas a marcarem presença em Racice, na República Checa, na prestigiada Regata Internacional Olympic Hopes e a equipa de formação a deslocar-se até Vila Verde para as Finais Nacionais de Primeiras Pagaiadas, onde o clube de Lagoa conquistou três títulos nacionais.

REGATA INTERNACIONAL OLYMPIC HOPES

Os Castores do Arade contaram com dois atletas na prestigiada Regata Internacional Olympic Hopes – Esperanças Olímpicas – que se realizou este fim-de-semana em Racice, República Checa e que foi também palco do Campeonato do Mundo de Velocidade, decorrido há poucas semanas onde Portugal conquistou duas medalhas com um inédito título Mundial por intermédio de Fernando Pimenta.

Tomás Santos competiu em K1 200m e ficou muito perto de alcançar a final A, ao terminar a sua semifinal na quarta posição, a apenas 280 milésimos do representante da Dinamarca, Rasmus Knudsen, numa prova onde apenas os três primeiros classificados passavam à final. De referir que o tempo de 38,021 segundos, realizado por Tomás Santos, garantia o apuramento nas outras duas semifinais disputadas.

Tomás Santos fez ainda equipa com Bruno Silvério, Francisco Santos e Bernardo Santos no K4 200m onde alcançaram a final A e terminaram na 5ª posição com o tempo de 33,236 segundos numa prova muito disputada e em que os 9 finalistas ficaram separados por apenas 1, 5 segundos.

Iago Bebiano alcançou duas finais nas provas que disputou. A nível individual terminou no 9º lugar em K1 200m terminando com 39,701 segundos. Por equipas fez tripulação com Rodrigo Machado em K2 200m onde alcançaram a final terminando na 7ª posição com o tempo de 37,926 segundos.

Uma prestação bastante positiva dos jovens Castores com 3 finais Internacionais e uma semifinal. A equipa Nacional alcançou um total de 11 finais e 3 medalhas, todas por intermédio de César Soares (Liga Dura) que conquistou medalhas de Prata nas regatas de 200, 500 e 1000 metros.

Equipa nacional Portuguesa para a Regata Internacional Olympic Hopes (®DR)

Equipa nacional Portuguesa para a Regata Internacional Olympic Hopes (®DR)

FINAL NACIONAL DE PRIMEIRAS PAGAIADAS

Três títulos de campeões Nacionais, dois de vice-campeões e duas medalhas de bronze, de um total de sete medalhas, foram os resultados de maior destaque, este fim-de-semana, na Final Nacional das “PRIMEIRAS PAGAIADAS”, destinada aos novos atletas da canoagem, que se realizou nos dias 16 e 17 de Setembro, em Prado, Vila Verde. As regatas de 2km, em embarcações Olímpicas, contaram com a presença de mais 600 atletas de 36 clubes e o KCCA alcançou um sensacional 6º lugar por Clubes.

Os títulos Nacionais foram alcançados pelas atletas Maria Wilkinson em K1 (Kayak Individual) Iniciado feminino, regata em que Isabella Wilkinson alcançou ainda a medalha de Bronze com as duas a partilharem o pódio. As irmãs gémeas Maria e Isabella Wilkinson juntaram-se depois a Ana Gouveia e Matilde Cartaxo e alcançaram o título nacional no K4 Iniciado feminino; Ianis Bebiano e Filipe Busel conquistaram o título nacional de K2 Menor.

Os vice-campeonatos foram conquistados por Filipe Busel em K1 Menor que alcançou a medalha de Prata a apenas 6 segundos do vencedor; Maria e Isabella Wilkinson somaram a sua terceira medalha ao conquistar a Prata no K2 Iniciado feminino a pouco mais de 5 segundos das vencedoras.

A somar ao Bronze conquistado por Isabella Wilkinson, acima referido, Ianis Bebiano conquistou outro Bronze com o terceiro lugar no K1 Menor A (1º ano).

O sexto lugar colectivo dos Castores do Arade não se conquistou apenas com medalhas. O contributivo da restante equipa foi muito importante para o resultado final. Rodrigo Gabriel terminou em 15º em K1 Iniciado; Beltran Rey foi 59º em K1 Menor; Matilde Cartaxo e Ana Gouveia terminaram em 22º e 30º, respectivamente, em K1 Iniciado feminino e Iara Bebiano foi 12ª classificada em K1 Menor feminino.

A equipa do KCCA é orientada pelos professores Nuno Silva e Ana Bebiano mas o apuramento de forma das últimas 5 semanas foi acompanhado pela jovem Beatriz Reis, atleta com vários títulos nacionais e presenças nas Equipas Nacionais de Velocidade, que fez um excelente trabalho ao transmitir a sua experiência aos mais jovens “Castores”.

A Final Nacional foi organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem em parceria com o Náutico de Prado, Clube que venceu a nível colectivo, deixando o Náutico de Ponte de Lima no segundo lugar, Clube que venceu entre os anos de 2014 a 2016. O GDRC de Gemeses foi o terceiro classificado.

Fonte: Nota de Imprensa do Kayak Clube Castores do Arade

Comentários