O velejador algarvio Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) venceu o Campeonato de Espanha de Windsurf 2017 na modalidade Formula Windsurfing, disputado em Puerto Sherry, na Baía de Cádiz, nos dias 7 a 10 de setembro. O algarvio multicampeão nacional travou durante três dias um intenso duelo com o espanhol Fernando Martinez Del Cerro, que terminou em 2º e recebeu o título de campeão de Espanha.
Miguel Martinho venceu o Campeonato de Espanha em Formula Windsurfing pelo segundo ano consecutivo e não foi a primeira vez que alcançou este registo. “Já tinha ganho mais umas quantas vezes”, recordou o velejador de Portimão. Este ano repetiu-se o duelo com Fernando Martinez Del Cerro, decidido com um novo critério de desempate favorável ao atleta algarvio.
—
—
Tal como o ano passado, Miguel Martinho e Fernando Martinez Del Cerro terminaram o campeonato em igualdade pontual. Em 2016, o critério de desempate era o pior descarte e quem o tinha era o espanhol. Este ano, o critério de desempate foi o resultado da última regata da prova, ganha pelo algarvio. Se o critério não tivesse mudado, Miguel Martinho terminaria em 2º, porque tinha pior descarte devido a uma “opção atrevida” no segundo dia de regatas.
Miguel Martinho começou bem o campeonato, vencendo as três regatas do primeiro dia com vento fraco. No segundo dia, o vento subiu de intensidade. O velejador algarvio fez 2º nas duas primeiras desse dia e decidiu não competir nas restantes duas, por não sentir confiança na sua vela para vento mais forte. No final desse segundo dia, Martinez Del Cerro passou para a frente.
—
—
O velejador algarvio precisava de pelo menos mais duas regatas, para discutir a liderança de forma clara com o espanhol. Mas, no último dia só foi realizada uma regata. Miguel Martinho venceu essa regata, mas pensava que não chegava para primeiro, por saber que estava empatado e recordar o critério de desempate do ano anterior, que não lhe seria favorável. Afinal, o critério tinha mudado e o algarvio venceu o campeonato.
O Campeonato de Espanha de Windsurf 2017 foi disputado na modalidade Formula Windsurfing por 22 velejadores, incluindo quatro portugueses, todos atletas do Clube Naval de Portimão. Luís Fonseca, diretor desportivo do clube, terminou em 9º. Margarida Gil Morais fez o segundo melhor resultado feminino, o 11º na geral. José Carlos Mendes Reis terminou em 19º.
Comentários