Ação na Praia da Rocha, Portimão | sábado, 22 abril

Surf Salva Estreia Novo Formato no Algarve

Nova temporada 'Surf Salva' começa com três eventos especiais, integrando mais meios complementares de salvamento. O primeiro desses eventos aconteceu hoje, na Praia da Rocha, em Portimão (®PauloMarcelino)

A 4ª edição do ‘Surf Salva’ começou este sábado, 22 de abril, na Praia da Rocha, em Portimão, com um novo conceito de interligação entre surfistas e nadadores-salvadores, formações mais avançadas de resgate e salvamento e a participação da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O projeto do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e do Lidl Portugal, pioneiro na Europa, vai realizar apenas mais dois eventos especiais do género e depois continuará a percorrer as praias do País com formato semelhante ao dos últimos três anos.

“O objetivo desta ação é ligar nadadores-salvadores e surfistas. Ao fim de três anos sentimos essa necessidade”, explicou Olga Marques, chefe do Serviço de Assistência a Banhistas do ISN, ao Swell-Algarve. Nas primeiras três edições, o ‘Surf Salva’ percorreu diversas praias do País, durante a época balnear, promovendo ações de formação gratuitas em suporte básico de vida e resgate marítimo com prancha.

Palestra de elementos da Liga Portuguesa Contra o Cancro, sobre o cancro na pele (®PauloMarcelino)

Palestra de elementos da Liga Portuguesa Contra o Cancro, sobre o cancro na pele (®PauloMarcelino)

Este ano, o ‘Surf Salva’ preparou três eventos especiais, com o objetivo de melhor promover uma melhor interligação entre surfistas e nadadores-salvadores no trabalho de prevenção e salvamento. Os eventos especiais incluem, além da habitual formação em suporte básico de vida, uma palestra sobre cancro da pele e ‘workshops’ com moto de salvamento marítimo, moto 4×4, embarcação salva-vidas e prancha de salvamento.

O primeiro destes eventos especiais ocorreu hoje, na Praia da Rocha, com a participação de cerca de 30 surfistas e nadadores-salvadores locais, em condições difíceis, com vento muito intenso e forte agitação marítima. Foi também o primeiro evento da nova temporada balnear ‘Surf Salva’.

O segundo evento especial será em Carcavelos, no dia 29 de abril, e o terceiro em Matosinhos, no dia 6 de maio. Depois desta série, o ‘Surf Salva’ irá percorrer 21 praias do País, até setembro, no seu formato habitual.

Formação em suporte básico de vida vai percorrer 21 praias do País até setembro (®PauloMarcelino)

Formação em suporte básico de vida vai percorrer 21 praias do País até setembro (®PauloMarcelino)

Em 2016, o ‘Surf Salva’ contou com a participação de mais de 3200 surfistas e banhistas. O projeto está muito direcionado para surfistas por se tratarem de homens e mulheres que estão nas praias durante todo o ano. Em 2015, os surfistas foram responsáveis por oito dezenas de salvamentos marítimos. Em 2016, esse número terá subido para 90 a 95. Os surfistas salvam vidas no mar e o projeto ‘Surf Salva’ prepara-os melhor para essa contingência.

Comentários