Fim-de-semana 1 e 2 de abril

Olhão Recebe Nacional de Modelos à Vela

Campo de regatas próximo de terra vai ser montado em frente ao Jardim do Pescador, na Marina de Olhão (®APMV)

Uma proposta diferente para o fim-de-semana no Algarve. O Campeonato Nacional de Modelos à Vela da Classe IOM (um metro) vai realizar-se em Olhão, na marina, em frente ao Jardim do Pescador Olhanense, próximo do Mercado Municipal de Peixe, nos dias 1 e 2 de abril. A prova é organizada pelo Grupo Naval de Olhão, com o apoio da Associação Portuguesa de Modelos à Vela.

Os modelos da classe IOM (International One Meter) são embarcações à vela telecomandadas com medidas máximas de um metro de comprimento e um metro e sessenta de altura de mastro principal. Vão navegar num campo de regatas muito próximo da margem, na Marina de Olhão, e por isso toda a ação pode ser facilmente acompanhada pelos espectadores em terra.

Campeonato pode ser facilmente acompanhado a partir da terra, onde vão estar os 'skippers' aos telecomandos das embarcações (®APMV)

Campeonato pode ser facilmente acompanhado a partir da terra, onde vão estar os ‘skippers’ aos telecomandos das embarcações (®APMV)

Durante a manhã de sábado, amanhã, 1 de abril, os barcos vão ser inspecionados nas instalações do Grupo Naval de Olhão. O sinal de advertência para a primeira regata está previsto para as 12h00. Havendo boas condições, a prova continuará pela tarde de sábado. Nenhuma regata pode começar depois das 18h00. Domingo, 2 de abril, o período de regatas será entre as 11h00 e as 15h00.

Está previsto serem realizadas 30 regatas durante os dois dias de prova, sendo que o limite mínimo para validar o campeonato é três regatas completas. De acordo com a Associação Portuguesa de Modelos à Vela, o Campeonato Nacional IOM 2017 tem 19 competidores inscritos, incluindo 8 espanhóis.

O Grupo Naval de Olhão tem quatro competidores inscritos. Para que os possa identificar, aqui fica a lista dos ‘atletas da casa’ e respetivos números de vela: Carlos Ferreira (POR 19), Joaquim Viegas (POR 49), Carlos Miranda (POR 11) e Paulo Silva (POR 92).

Comentários