Sexta-feira, 10 de fevereiro, foi um dia épico na Praia do Norte. Uma das maiores ondulações do ano fez disparar o Canhão da Nazaré e levantou ondas gigantes. Alguns surfistas experientes naquelas condições desafiaram os limites numa jornada que registou várias entradas em nomeações para os prémios Big Wave Awards da World Surf League. Um dos aventureiros quase perdeu a vida.
Durante a sessão, um surfista brasileiro foi retirado inanimado do mar por Alemão de Maresias, com o auxilio de uma moto de água, e reanimado na praia, de onde foi transportado para o Hospital para observação e tratamento.
O resgate do atleta num dia de ondas gigantes pôs à prova o sistema de salvamento disponibilizado pelo Município, e que se tornou eficaz na resposta a um acidente em mar.
“Quero agradecer a destreza de Alemão de Maresias e a prontidão de resposta dos meios em terra, como os nadadores salvadores, bombeiros, e meios técnicos, o trator e a mota de água, disponibilizados no âmbito de um plano de ação e segurança delineado entre o Município e a Capitania do Porto da Nazaré”, declarou Walter Chicharro, Presidente do Conselho de Gerência da Nazaré Qualifica e Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, acrescentando “também neste aspeto, a Praia do Norte continua a diferenciar-se enquanto maior spot de ondas de todo o tamanho”.
O surfista acidentado já recebeu alta do hospital, encontrando-se bem de saúde.
—
Video com destaques do dia épico na Nazaré
—
Fonte: Nota de imprensa Câmara Municipal da Nazaré
Comentários