Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) venceu a 2ª Prova de Apuramento Regional 2016/2017, disputada este fim-de-semana, 19 e 20 de novembro, em Faro, perto da Ilha do Farol. A velejadora portimonense, Bicampeã de Portugal Juvenis Feminino em título, repetiu o triunfo alcançado na 1ª PAR Sul, há duas semanas, em Lagos. A prova contou também para o ‘ranking’ do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017 nas classes Laser, com as vitórias de João Vargues (Ginásio Clube Naval de Faro) em 4.7, João Neto (Grupo Naval de Olhão) em Radial e Afonso Rodrigues & Martim Sancho (GCNFaro) em 420.
As quatro provas de apuramento regional zona sul vão formar um ‘ranking’ para preencher as vagas atribuídas à região no Campeonato de Portugal de Juvenis (Classe Optimist). Na prova em Faro não competiu a Classe Formula Windsurfing, que tem um campeonato regional autónomo, formado por três provas do calendário regional de vela ligeira. A prova deste fim-de-semana, organizada pelo Ginásio Clube Naval de Faro, proporcionou dois dias intensos de vela e um grande desafio a competidores e oficiais de regata.
—
—
Participaram na prova um total de 97 velejadores, distribuídos por 93 barcos de quatro classes. Sábado, 19 de novembro, os velejadores navegaram fora da barra, com sol e vento do quadrante Oeste-Noroeste, com intensidade entre os 13 e os 18 ‘knots’. Domingo, a prova transferiu-se para o interior da Ria Formosa devido a uma frente de tempestade, que provocou períodos de chuva intensa, ondulação forte fora da barra e vento entre os 15 e os 19 ‘knots’ dentro da barra.
Beatriz Gago dominou por completo a 2ª PAR Sul. Há duas semanas, a velejadora triunfou em Lagos favorecida pelos resultados menos bons feitos nas duas últimas regatas por William Risselin (GCNFaro), que liderava até esse momento. Este fim-de-semana, em Faro, Beatriz Gago venceu todas as regatas disputadas (3 no sábado e 2 no domingo), adaptando-se bem às diferentes condições de navegação, no exterior (sábado) e no interior (domingo) da Ria.
—
—
William Risselin repetiu, em Faro, o 2º lugar alcançado há duas semanas em Lagos. O jovem velejador de nacionalidade belga manteve o bom andamento (sempre em 2º, ou 3º nas regatas) durante os dois dias. Era 3º classificado na geral ao fim do primeiro dia, mas beneficiou com o menor rendimento de Guilherme Cavaco (GCNFaro) no interior da Ria.
Guilherme Cavaco era 2º ao fim do primeiro dia e desceu para 3º no segundo dia, jornada em que registou piores resultados em regatas: 23º na primeira do dia (descartada) e 6º na segunda (última). Em sentido contrário, Rafael Ribeiro (Clube Náutico de Tavira) adaptou-se melhor às condições interiores e ao vento mais forte; fez 2º e 4º nas duas regatas de domingo e subiu do 13º para o 4º posto na classificação final.
—
—
Na Classe Laser 4.7, João Vargues (GCNFaro) venceu quatro regatas e conseguiu a vitória em prova que deixou fugir há duas semanas, no segundo dia de vento fraco em Lagos. Daniela Miranda (Associação Naval do Guadiana) não conseguiu adaptar-se ao vento mais forte em Faro. A vencedora da 1ª PAR e Campeã de Portugal Laser 4.7 Feminino em título terminou o primeiro dia em Faro em 4º e desceu para 9º no segundo dia.
Tomé Dutra (GCNFaro) foi bastante regular nos dois dias e fez 2º lugar 4.7. João Reves (ANGuadiana) esteve melhor no segundo dia (dois 2ºs lugares nas regatas) e ‘saltou’ do 5º para o 3º lugar na classificação final 4.7.
—
—
Na Classe Laser Radial, João Neto (Grupo Naval de Olhão) venceu a prova em Faro, em luta muito renhida com Bernardo Neto (GNOlhão), 2º classificado. David Sousa (Clube de Vela de Lagos), vencedor da 1ª PAR Sul, em Lagos, foi 3º classificado em Faro. Os três líderes mantiveram as respetivas posições no segundo (último) dia da prova. Bruna Carvalho (ANGuadiana), vice-campeã de Portugal Laser 4.7 Feminino passou esta época para os Radial mas não compareceu à prova em Faro, depois de ter sido 1ª Radial Feminino em Lagos. Na 2ª PAR Sul não houve competidoras feminino em Radial.
As duplas Afonso Rodrigues & Martim Sancho (GCNFaro) e Manuel Fortunato & Frederico Baptista (CVLagos) voltaram a protagonizar um intenso duelo na Classe 420. A dupla lacobrigense liderava ao fim do primeiro dia, mas a tripulação de Faro conseguiu duas vitórias nas regatas interiores do segundo dia e subiu ao primeiro posto da classificação final. A vitória decidiu-se por um ponto, tal como há duas semanas em Lagos, o que promete mais luta intensa nas próximas provas. Recorde-se que a dupla de Lagos está a estrear-se na Classe e Faro foi a sua segunda prova oficial.
—
—
Destaque ainda na Classe 420 para a dupla feminina Joana Cavaco & Inês Carriço (GCNFaro), pelas boas largadas realizadas nas regatas de sábado. A dupla feminina chegou sempre bem colocada à primeira bóia e só perdeu distância para os adversários nessa primeira rondagem.
—
Pódios 2ª PAR Sul 2016/2017 | Faro
—
Optimist Juvenil (#63)
1. Beatriz Gago (CNPortimão) : 4 pts | 1º Feminino
2. William Risselin (GCNFaro) : 10 pts
3. Guilherme Cavaco (GCNFaro) : 13 pts
—
Laser 4.7 (#20)
1. João Vargues (GCNFaro) : 4 pts
2. Tomé Dutra (GCNFaro) : 11 pts
3. João Reves (ANGuadiana) : 14 pts
1º Feminino Mariana Viegas (CVLagos) : 17 pts | 4ª na geral
—
Laser Radial (#6)
1. João Neto (GNOlhão) : 5 pts
2. Bernardo Neto (GNOlhão) : 6 pts
3. David Sousa (CVLagos) : 13 pts
—
420 (#4)
1. Afonso Rodrigues & Martim Sancho (GCNFaro) : 5 pts
2. Manuel Fortunato & Frederico Baptista (CVLagos) : 6 pts
3. Cristovão Gonçalves & Sidney Hughes (GCNFaro) : 11 pts
1º Feminino Joana Cavaco & Inês Carriço (GCNFaro) : 16 pts
—
Links:
Galeria de Imagens | Pictures | Dia 1
Comentários