Match Racing

Álvaro Marinho Campeão Nacional

Álvaro Marinho fez tripulação com Nuno Barreto, Joaquim Moreira e Gil Conde (®BBDouro)

O velejador Álvaro Marinho venceu todas as regatas disputadas junto à Afurada no rio Douro e conquistou, em Vila Nova de Gaia, o 5º título nacional de Match Racing. Numa co-organização da Federação Portuguesa de Vela e da Academia de Vela BBDouro, as 8 equipas em competição realizaram durante o fim-de-semana, um total de 40 regatas até se encontrarem as duas tripulações finalistas.

Acompanhado por Nuno Barreto, Joaquim Moreira e Gil Conde, o treinador olímpico Álvaro Marinho eliminou a concorrência e acabou por encontrar na final a tripulação comandada por Gustavo Lima, o velejador com quem Marinho partilhou a última experiência de alta competição no Rio de Janeiro. 

«Regressar ao leme foi uma sensação óptima, e terminar um fim de semana bastante competitivo com o título nacional é algo que ainda estou a assimilar. Confesso que já tinha saudades de subir ao pódio. Ter conquistado o meu 5º título nacional de Match Racing numa final contra o Gustavo Lima foi a cereja no topo do bolo. Por ser um amigo com quem partilhei 20 anos de espírito olímpico, e por ser um dos melhores velejadores do Mundo em qualquer modalidade da vela.» 

Gustavo Lima, velejador da classe Laser que participou ao lado do irmão Jorge Lima – olímpico da classe 49er no Rio de Janeiro – perdeu três regatas consecutivas contra a tripulação de Marinho e terminou o campeonato na segunda posição.

«Foi uma vitória indiscutível do Álvaro Marinho. Foram a tripulação mais forte durante todo o campeonato e mereceram o título. Admiro muito o Álvaro e a forma como se apresenta para discutir o 1º lugar em todos os campeonatos.» 

A classificação geral;

1º Álvaro Marinho

2º Gustavo Lima

3º Afonso Leite

4º Manuel Marques

5º David Aleixo 
6º Tiago Roquette
7º Diogo Costa
8º Frederico Melo

A entrega dos prémios decorreu na Douro Marina e coube ao novo presidente da Federação Portuguesa de Vela, António Roquette, o discurso de encerramento do Campeonato Nacional Absoluto de Match Racing.

Fonte: Nota de Imprensa Academia de Vela BBDouro

Comentários