Convidado extra chega e ganha na Praia do Norte, Nazaré

Aritz Aranburu Vence Capítulo Perfeito

Aritz Aranburu em ação no Capítulo Perfeito, que venceu, esta segunda-feira, na Praia do Norte. Nazaré (®VascoLazarao/CapituloPerfeito)

O surfista basco Aritz Aranburu venceu a 5a edição do Allianz Capítulo Perfeito powered by Quiksilver, disputada esta segunda-feira, 31 de outubro, na Praia do Norte, Nazaré. O elenco de 16 surfistas escolhidos pelo público e organização sofreu sete alterações de última hora devido a impedimento de atletas selecionados. O basco ex-CT WSL recebeu um dos convites extra. O algarvio Marlon Lipke avançou como substituto e juntou-se ao conterrâneo Alex Botelho em representação do Algarve na prova de tubos perfeitos.

Miguel Blanco, Bruce Irons, Miguel Tudela, Marco Giorgi, Damien Hobgood, Bobby Martinez e Koa Rothman foram os surfistas selecionados que não puderam responder à chamada devido a compromissos desportivos, profissionais, ou pessoais.

O algarvio Marlon Lipke era o primeiro substituto na categoria Surfistas Nacionais e foi chamado, para preencher a vaga aberta pela ausência de Miguel Blanco. “Foi uma surpresa”, disse Marlon Lipke, ao Swell-Algarve. O brasileiro Felipe Cesarano e o franco-brasileiro Eric Rebiere estavam na lista de substitutos na categoria Surfistas Internacionais e também foram chamados para a prova.

Mais nenhum surfista na lista de substitutos internacionais estava disponível, pelo que a organização endereçou convites extra a quatro novos surfistas: Aritz Aranburu, Gable King (norte-americano também ex-CT), Dylan Graves (mediático ‘free surfer’ de Porto Rico) e Balaram Stack (jovem ‘free surfer’ norte-americano). Curiosamente, ou não, estes quatro surfistas extra foram os finalistas da prova.

Marlon Lipke, à esquerda, a chegar à Praia do Norte; e Alex Botelho, à direita, representaram o Algarve na Nazaré (®JoaoBrekBracourt)

Marlon Lipke, à esquerda, a chegar à Praia do Norte; e Alex Botelho, à direita, representaram o Algarve na Nazaré (®JoaoBrekBracourt)

Da lista de surfistas selecionados estiveram presentes Alex Botelho, Nicolau Von Rupp Tiago Pires, João Guedes, Francisco Alves, Bruno Santos (Brasil, vencedor 2015), Ruben Gonzalez, Pedro ‘Scooby’ (Brasil) e Bruno Grilo, completando um elenco formado por 16 talentosos ‘tube riders’.

O melhor português na prova foi Francisco Alves, 5º classificado. Francisco Alvez perdeu em 3º nas meias-finais, fase a que também chegaram os portugueses Ruben Gonzalez e João Guedes, aí eliminados em 4º nas respetivas baterias, o que lhes valeu 7º lugar na prova. Tiago Pires e Nicolau Von Rupp perderam na Ronda 3 (quartos-de-final).

Alex Botelho e Marlon Lipke representaram o Algarve com a boa qualidade que carateriza os dois surfistas, mas não foram felizes no resultado. Os dois algarvios foram eliminados na Ronda 1, em 4º lugar nas respetivas baterias.

“Estava difícil encontrar as ondas”, comentou Alex Botelho, para o Swell-Algarve. “Estava complicado apanhar tubos”, reforçou Marlon Lipke. Os dois algarvios competiram numa altura em que os melhores tubos não estavam nas ondas maiores do ‘outside’, que são mais à medida do surf dos dois atletas. O mar subiu ao longo do dia, proporcionando mais tarde oportunidades para tubos perfeitos.

A final foi disputada pelos quatro convidados extra e ficou marcada pelo duelo entre o espanhol Aritz Aranburu (16,75 | 9.00+7,75) e o norte-americano Balaram Stack (16,50 | 9,70+6,80). Venceu o espanhol, que também fez a melhor onda/tubo do campeonato (9,80 pontos), na Ronda 3, onde ‘limpou’ a sua bateria com um par de noves (19,05 pontos). O basco ganhou os prémios Allianz Melhor Tubo (2000 euros) e KIA Melhor Score (1500 euros), além de vencer a prova, na sua estreia no Capítulo Perfeito.

Final Allianz Capítulo Perfeito powered by Quiksilver

1. Aritaz Aranburu (País Basco) | 16,75

2. Balaram Stack (EUA) | 16,50

3. Dylan Graves (Porto Rico) | 15,25

4. Gable King (EUA) | 11,15

 

Comentários