Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016

Quinteto Marafado na Finalíssima Sub-18

Bruno Gregório, Ricardo Augusto, Henrique Poucochinho e António Silveira. Falta apenas Francisco Bívar para completar o quinteto marafado que vai ao Porto (®PauloMarcelino/arquivo)

A finalíssima Sub-18 do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016 vai realizar-se já no próximo fim-de-semana, 15 e 16 de outubro, na Praia Internacional do Porto. Os 32 melhores Sub-18 de Portugal, apurados pelos seis circuitos regionais de surf, vão lutar pelo título de campeão nacional. O Algarve vai estar representado por cinco atletas: Bruno Gregório, António Silveira, Ricardo Augusto, Henrique Poucochinho e Francisco Bívar.

O quinteto algarvio é formado por atletas de dois clubes de Portimão: Portimão Surf Clube (4) e Clube Naval de Portimão (1). Bruno Gregório, Ricardo Augusto e Henrique Poucochinho são ainda atletas Sub-16; apenas António Silveira e Francisco Bívar estão já no escalão Sub-18. Foram estes os atletas que preencheram a quota de cinco lugares do Sul na finalíssima Sub-18, apurando-se de acordo com as posições que alcançaram no ‘ranking’ final do circuito regional. São todos surfistas de Portimão, excepto Bruno Gregório, que é de Quarteira mas treina com o Portimão Surf Clube.

A Federação Portuguesa de Surf distribuiu 8 ‘wildcards’ para a prova no Porto. Alguns atletas algarvios candidataram-se a esses convites, mas nenhum foi para o Sul. Os oito ‘wildcards’ são Tomás Ribeiro (critério de desempate regional), Jácome Correia, Gaspar Teixeira, Salvador Couto (bicampeão nacional Sub-16), João Moreira, Gonçalo Vieira, José Correia e Rodrigo Mendo.

Bruno Gregório, o campeão regional, na final Sub-18 da etapa no Castelejo, que venceu (®PauloMarcelino/arquivo)

Bruno Gregório, o campeão regional, na final Sub-18 da etapa no Castelejo, que venceu (®PauloMarcelino/arquivo)

Bruno Gregório é o campeão regional Sub-18 do Sul, além de vice-campeão regional Sub-16. O surfista do Portimão Surf Clube venceu três das quatro etapas regionais na categoria Sub-18, conquistando o título regional com evidente domínio sobre a concorrência.

António Silveira, o vice-campeão regional, na etapa na Rocha, onde fez 2º lugar (®PauloMarcelino/arquivo)

António Silveira, o vice-campeão regional, na etapa na Rocha, onde fez 2º lugar (®PauloMarcelino/arquivo)

António Silveira é o vice-campeão regional. O surfista do Clube Naval de Portimão venceu a etapa em Faro, fez 2º lugar na Praia da Rocha e 3º na Praia do Castelejo, depois de ter entrado mal no circuito regional, com um 13º lugar na 1ª Etapa, na Praia da Falésia (Vilamoura). António Silveira é o único do grupo que já tem 18 anos de idade.

Ricardo Augusto em ação na final Sub-18 na Praia do Castelejo (®PauloMarcelino/arquivo)

Ricardo Augusto em ação na final Sub-18 na Praia do Castelejo (®PauloMarcelino/arquivo)

Ricardo Augusto foi 3º no ‘ranking’ regional Sub-18. Dois 2ºs lugares (Faro e Castelejo), garantiram-lhe o apuramento que poderia estar em dúvida com o 5º lugar na Falésia e o 7º lugar na Rocha. ‘Ricky’, como é também conhecido, é atleta do Portimão Surf Clube

Henrique Poucochinho, também na final Sub-18 no Castelejo (®PauloMarcelino/arquivo)

Henrique Poucochinho, também na final Sub-18 no Castelejo (®PauloMarcelino/arquivo)

Henrique Poucochinho é o mais novo dos atletas algarvios apurados para o Porto; tem 15 anos de idade. O surfista de Portimão representa o Portimão Surf Clube mas treina-se com a Playsurf. Foi 4º classificado no ‘ranking’ regional Sub-18, tendo alcançado dois pódios no circuito: 3º lugar na Praia da Rocha e 4º na Praia do Castelejo.

Francisco Bívar na final Sub-18 na Praia da Rocha (®PauloMarcelino/arquivo)

Francisco Bívar na final Sub-18 na Praia da Rocha (®PauloMarcelino/arquivo)

Francisco Bívar (Weinholtz) faltou à etapa em Faro, mas conseguiu o 5º (último) lugar de apuramento do Sul para a finalíssima nacional Sub-18. O surfista do Portimão Surf Clube esteve em duas finais regionais (4º lugar na Falésia e na Rocha) e foi 5º classificado no Castelejo. Tem 17 anos de idade.

O Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016 é composto por cinco finalíssimas nacionais por categorias (Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Feminino, Sub-16 e Sub-18). O algarvio João Maria Mendonça em Sub-12, Afonso Antunes em Sub-14 e Salvador Couto em Sub-16 já são campeões nacionais nas respetivas categorias. O campeão nacional Sub-18 vai ser apurado no próximo fim-de-semana, no Porto. As campeãs nacionais Sub-16 e Sub-18 serão conhecidas em novembro, na finalíssima nacional Feminino, no Estoril.

Links:

Finalíssima Nacional Sub-12 | Sagres, Vila do Bispo (outubro)

Finalíssima Nacional Sub-14 | Ericeira (setembro)

Finalíssima Nacional Sub-16 | Peniche (julho)

Comentários