APB World Tour | Nazaré Pro 2016 | Dia 1

Joana Entra a Ganhar na Praia do Norte

Condições pesadas desta terça-feira, com ondas de 4 a 5 metros, obrigaram a 'lay day' na prova, mas não impediram os competidores de se fazerem ao mar, como se comprova na imagem (®VitorEstrelinha)

Joana Schenker (Associação de Bodyboard de Sagres) iniciou a sua participação no Nazaré Pro 2016 com uma vitória na Ronda 1 Feminino. A atleta algarvia competiu ontem, segunda-feira 3 de outubro, Dia 1 da etapa do circuito mundial de bodyboard APB World Tour na Praia do Norte. Hoje, terça-feira, não houve competição porque as ondas estavam demasiado grandes… e o prognóstico para quarta-feira também é feroz.

O primeiro dia do Nazaré Pro 2016, ontem, foi preenchido com a Ronda 1 Feminino e a totalidade da competição ‘Trials’, que apurou 8 atletas para o ‘main event’ masculino, entre os quais os portugueses William Lourenço e André Bernardo.  O Nazaré Pro 2016 inclui a 7ª Etapa (penúltima) do circuito masculino, a 4ª Etapa (última) do circuito feminino e a 5ª etapa (última) do circuito júnior.

Dezasseis (16) competidoras apresentaram-se na primeira ronda feminina, disputada em quatro baterias de quatro atletas cada. Joana Schenker, bicampeã nacional e europeia em título, chega a esta etapa no 5º lugar do ‘ranking’ mundial. A algarvia venceu ontem a sua bateria, deixando em 2º lugar a compatriota Teresa Almeida, 4ª no ‘ranking’ mundial. A portuguesa Carina Carvalho (3º) e a francesa Lisa Cabadie (4º) ficaram eliminadas.

Condições ontem, Dia 1 do Nazaré Pro 2016, estiveram mais acessíveis, como se vê na imagem (®HelioAntonio)

Condições ontem, Dia 1 do Nazaré Pro 2016, estiveram mais acessíveis, como se vê na imagem (®HelioAntonio)

A vitória na Ronda 1 teve uma enorme importância estratégica para a atleta algarvia. A ronda seguinte é quartos-de-final ‘girl on girl’, duelos a eliminar. Teresa Almeida vai defrontar na próxima fase a já campeã do mundo Isabela Sousa. Seria esse o desafio de Joana Schenker caso tivesse sido a algarvia fazer 2º lugar na Ronda 1. Joana Schenker escapou a Isabela Sousa e vai defrontar, nos quartos-de-final, a francesa Luz Marie Grand (8ª no ‘ranking’ mundial).

Recorde-se que o título de vice-campeã mundial 2016 está ainda (muito) aberto. Segundo explicou Joana Schenker, ao Swell-Algarve, chegar à final no Nazaré Pro 2016 pode garantir o 2º lugar no ‘ranking’ final feminino do APB World Tour 2016, principalmente, se a outra finalista for Isabela Sousa. Na etapa anterior, em Sintra, as duas finalistas foram Isabela Sousa (vencedora) e Joana Schenker.

No Nazaré Pro 2016 estão em prova mais dois algarvios, também da Associação de Bodyboard de Sagres: Gonçalo Pinheiro (Masculino) e Tomás Rosado (Projunior). Ainda não se estrearam em competição nas ‘bombas’ da Praia do Norte. Gonçalo Pinheiro irá entrar na terceira bateria do quadro Masculino, contra os chilenos Matias Dias e Nelson Flores.

 

 

Comentários