Rafael Cabral (Associação de Bodyboard de Sagres) venceu a 3ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2016 na categoria Sub-14. Foi a terceira vitória consecutiva em etapas alcançada pelo ‘bodyboarder’ algarvio, que está agora muito próximo de conquistar o título nacional e em ano de estreia na categoria. A prova foi disputada ontem, domingo 4 de setembro, na Praia do Cabedelo, Figueira da Foz, e nela participaram mais três atletas algarvios, também da ABS.
Foi uma etapa difícil. Estavam inscritos 82 atletas, mas nem todos competiram. O nevoeiro impediu que houvesse prova no sábado, pelo que toda a ação foi concentrada no domingo, entre as 12h00 e as 20h00. As categorias Sub-12 (oito atletas inscritos) e Sub-18 Feminino (21 atletas inscritas) não se realizaram por falta de tempo. Nenhum algarvio estava inscrito nas categorias que ficaram por realizar.
Apesar de ter sido uma etapa curta, a Praia do Cabedelo proporcionou boas ondas, de metro a metro e meio e com boa formação, durante as oito horas de ação na água. O Algarve esteve representado apenas por um clube, a Associação de Bodyboard de Sagres (ABS), que levou quatro atletas à Figueira da Foz: Rafael Cabral (Sub-14), Tomás Rosado e Diogo Sousa (Sub-16) e Ricardo Mendonça (Sub-18).
Exceptuando a vitória alcançada por Rafael Cabral, a etapa não foi positiva para a ABS. Ricardo Mendonça, em Sub-18, e Diogo Sousa, em Sub-16, ‘perderam de primeira’, em 3º e 4º nas respectivas baterias da Ronda 1. “O Ricardo não conseguiu fazer nada. O Diogo conseguiu fazer duas ondas pontuáveis, mas não foi suficiente”, comentou o treinador dos atletas, Francisco Pinheiro, para o Swell-Algarve.
Tomás Rosado, que venceu a etapa de abertura do circuito deste ano em Sub-16, chegou às meias-finais na Praia do Cabedelo, sendo eliminado em 4º na sua meia-final, o que lhe deu 7º lugar na etapa. “O Tomás nunca conseguiu realmente aproveitar o potencial das suas ondas ao longo das baterias. Foi uma prestação muito fraca para as suas aspirações”, reconheceu o treinador Francisco Pinheiro. Com o resultado nesta etapa, Tomás Rosado desceu um lugar no ‘ranking’ nacional Sub-16, ocupando agora a 3ª posição.
Rafael Cabral realizou uma etapa em crescendo. O algarvio passou os quartos-de-final em 2º, fez 1º lugar na sua meia-final e venceu a final (13,75 | 7,00+6,75) com a sua melhor prestação e resultado na prova. “O Rafa esteve seguro e conseguiu sempre fazer duas ondas ou mais pontuáveis”, comentou o treinador Francisco Pinheiro.
Foi a terceira vitória consecutiva em etapas de Rafael Cabral no CNBBE. O atleta algarvio reforçou a liderança no ‘ranking’ nacional Sub-14 com mais uma vitória e porque os seus adversários mais diretos estiveram abaixo dos pontos que podiam ter alcançado. Tomás Meca (2º no ‘ranking’) foi 3º na etapa e Pedro Ferreira (3º no ‘ranking’) perdeu na meia-final ganha por Rafael Cabral.
Recorde-se que Rafael Cabral foi Campeão Nacional Sub-12 em 2014, no seu ano de estreia na competição. Depois desse sucesso esteve um ano sem competir e regressou este ano, estreando-se na categoria Sub-14 e com vitórias nas três etapas já disputadas.
Quando Rafael Cabral se estreou na competição, com um 3º lugar Sub-12 numa etapa nacional em Sesimbra, em maio de 2014, escrevemos: “Há um novo talento no bodyboard em Sagres”. Dois anos depois, com pleno de vitórias na categoria superior, o comentário continua válido.
—
Finais + ABS 3ª Etapa CNBBE 2016 | Figueira da Foz
—
Sub-14
1. Rafael Cabral (ABS)
2. Nuno Ferro (AquaCarca)
3. Tomás Meca (CDAN)
4. Jaime Bonito (AquaCarca)
—
Sub-16
1. Rodrigo Lopes (AquaCarca)
2. André Lopes (AquaCarca)
3. David Vedor (CRQCL)
4. Miguel Ferreira (AquaCarca)
(…)
7. Tomás Rosado (ABS)
19. Diogo Sousa (ABS)
—
Sub-18
1. André Rodrigues (AquaCarca)
2. Isaac Moreira (CNPov)
3. David Vedor (CRCQL)
4. Rodrigo Lopes (AquaCarca)
(…)
9. Ricardo Mendonça (ABS)
—
Links:
CNBB Esperanças 2016 | 2ª Etapa, Ericeira (junho)
CNBB Esperanças 2016 | 1ª Etapa, Nazaré (abril)
Comentários