Alex Botelho continua focado nas ondas grandes. O surfista algarvio participou nalgumas sessões épicas de inverno na Nazaré e deu nas vistas apadrinhado pelo grupo local ‘Red Chargers’. O grupo integra o recordista mundial Garrett McNamara, a quem perguntámos a opinião sobre o surfista de Lagos. “É dos melhores do mundo”, respondeu o norte-americano.
O Swell-Algarve aproveitou a recente passagem de Garrett McNamara pelo Algarve, a propósito do projeto Buondi Surf Sessions, para lhe perguntar a opinião sobre Alex Botelho, depois de terem participado em conjunto em sessões de surf gigante na Praia do Norte, no último inverno. “O Alex é um atleta fantástico; um dos melhores surfistas de ondas grandes no Mundo”, respondeu McNamara. “E é uma pessoa fantástica”, acrescentou.
—
—
“Há muitos bons surfistas de ondas grandes e não sabia que era possível dizer isso de mim. Até fico atrapalhado”. Alex Botelho ficou espantado quando o confrontámos com o elogio feito por Garrett McNamara. “Vindo dele, sinto-me mesmo lisonjeado. Dá-me uma motivação enorme”, concluiu o surfista algarvio.
Discreto, como é seu timbre, Alex Botelho continua na rota das ondas grandes. “Estou a fazer os meus treinos e as ondas grandes continuam a ser o meu foco. Este ano vou concentrar-me na Nazaré e em Portugal”, disse o surfista algarvio, ao Swell-Algarve. Ainda não surgiu o tal convite para o Big Wave Tour da World Surf League, mas o caminho está traçado.
—
—
Alex Botelho realizou várias sessões com ondas gigantes na Nazaré durante o inverno, incluindo a sessão épica de 23 de dezembro, na qual foi considerado pelos seus pares como um dos mais fortes na água. Ainda durante o inverno, Alex Botelho tornou-se no primeiro português a surfar a mítica onda norte-americana Jaws, com uma bolsa do projeto EDP Mar Sem Fim.
O desejo por ondas grandes é tão forte que Alex Botelho também as procura no Algarve. “Estou a tentar ver se encontro qualquer coisa na região. Explorei alguns sítios, vi algumas possibilidades, mas ainda nada que fosse surfado. Esta coisa de encontrar uma onda nova é um mistério que está na minha cabeça e dá pica”, comentou o surfista.
—
—
A conhecida onda Kanguru, que aparece ocasionalmente em frente ao Portinho da Arrifana, é um dos gigantes mais conhecidos no Algarve. “Foi a melhor onda que surfei na digressão das filmagens”, reconheceu McNamara, referindo-se à série de episódios que filmou sobre locais de surf em Portugal. Mas a procura XXL eleva a fasquia acima dos cinco metros surfáveis e essa é uma onda ainda por descobrir no Algarve.
Comentários