A Meia Praia, em Lagos, recebeu este fim-de-semana uma maratona náutica inédita. Os participantes neste primeiro ano de Water Kings desafiaram-se durante 12 horas sem paragens, desde o meio-dia até à meia-noite de sábado, reunindo na mesma prova desportos que habitualmente não competem juntos num formato inédito composto por equipas obrigatoriamente multidisciplinares – kitesurf, vela, windsurf e stand up paddle.
O evento decorreu durante nos dias 23 e 24 de julho, com a maratona a ser realizada nas últimas 12 horas de sábado, ficando o domingo reservado para uma festa na praia e cerimónia de entrega de prémios. A prova juntou 62 entusiastas dos desportos de mar, agrupados em 16 equipas.
—
—
O evento testou a resistência, o “know-how” e o trabalho em equipa dos participantes permitindo inovar nos habituais formatos competitivos nacionais e internacionais com pleno sucesso, comprovado durante as 12 horas de prova, que tanto de dia como de noite foram sempre preenchidas com a animação das diversas equipas em prova e do público presente no recinto.
A variação das condições meteorológicas obrigou a uma boa gestão dos timings de entrada dos membros das equipas nas diferentes horas e dos desportos escolhidos em cada período.
—
—
Para a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Baptista Quintans de Matos, presente na Cerimónia de Encerramento que decorreu na tarde de domingo, esta “foi uma aposta ganha e a ligação da cidade de Lagos ao Mar continua hoje bem viva actualizada na vivência dos desportos naúticos e da sua força nas praias de Lagos”.
Classificações
1ª Equipa – Team Core Kiteboarding – Miguel Graça / Jorge Guimarães / Maro Silva / Pedro Moura
2ª Equipa – Team Fura Cascos – João Rodrigues / Ezra Wansick / David Sousa
3ª Equipa – Team Lagos Kings – Martinho Fortunato / Sebastian Wolff / Simão Vilas Boas / Miguel Martinho
Best Lap– Rui Pombeiro
Best Queens – Equipa WSQueens – Isa Sebastião / Andreia Felizardo / Rita Azevedo / Patrícia Barbosa
Os vencedores receberam um prémio de 1000 euros; os 2ºs classificados 700 euros e os 3ºs 500 euros. O formato inédito do evento atraiu muitos desportistas de mar algarvios, incluindo o campeão europeu master de Formula Windsurfing, Miguel Martinho, de Portimão. O atleta integrou a equipa 3ª classificada, onde também navegou o conhecido velejador Martinho Fortunato.
—
—
Durante a competição foi possível acompanhar online todas as movimentações dos participantes através de um mapa interactivo com o ranking, velocidades e posições das equipas via GPS actualizado em tempo real, contribuindo para a interacção do público na praia e contribuindo para a melhor gestão das equipas em terra.
A primeira edição do Water Kings foi uma co-organização CMLagos e Lufinha Sports Events e contou com o apoio da Docapesca, Intermarché Lagos, Hospital de São Gonçalo Lagos, Marina Club Lagos Resort, Gatorade, Generali e Sopromar, entre vários parceiros locais e internacionais.
Comentários