A 3ª Etapa (última) do Campeonato Nacional de Canoagem Esperanças 2016 foi disputada ontem, domingo, 10 de julho, em Vila da Ponte, concelho de Sernancelhe, no rio Távora. A etapa contou com 658 participantes de 40 clubes; atletas dos 8 aos 16 anos de idade, que competiram em circuitos entre os 2 e os 5 quilómetros. Nas contas finais do campeonato nacional, o Algarve colocou atletas em 7 dos 21 pódios por categorias.
A canoagem algarvia está habitualmente representada nos eventos nacionais por três clubes da região: Kayak Clube Castores do Arade (KCCA, de Lagoa), Grupo Desportivo de Alcoutim (GDAlcoutim) e Associação dos Amigos da Mexilhoeira da Carregação (AADMCarregação).
—

Guilherme Reis & Tomás Vasconcelos (KCCA), campeões nacionais de canoagem Esperanças 2016 em K2 Iniciado (®DR)
—
No Campeonato Nacional de Esperanças III, em Vila da Ponte, os clubes algarvios conquistaram diversas medalhas, somando pontos importantes para as contas finais do Nacional. No balanço final, o Clube Náutico de Ponte de Lima sagrou-se campeão nacional de Esperanças por equipas e os clubes algarvios conseguiram lugares nos pódios nacionais em um terço das categorias.
O melhor resultado foi alcançado pela dupla Guilherme Reis & Tomás Vasconcelos, do KCCA, Campeões Nacionais Esperanças na categoria K2 Iniciado, um título que já tinham assegurado com vitórias nas duas etapas anteriores. Em Vila da Ponte, a dupla terminou a etapa na 2ª posição, a 6,90 segundos dos vencedores.
—

Maria Santos Costa (AADMCarregação), vice-campeã nacional de canoagem Esperanças 2016 em K1 Menor Feminino (®DR)
—
Além de um título nacional, a canoagem algarvia conquistou quatro títulos de vice-campeões nacionais Esperanças, divididos pelos três clubes algarvios: Ruben Rodrigues Luis (KCCA) em K1 Menor; Maria Santos Costa (AADMCarregação) em K1 Menor Feminino; Joana Ramos (GDAlcoutim) em K1 Infantil Feminino e Luís Simão (GDAlcoutim) em C1 Cadete.
A canoagem algarvia encerrou a época conquistando também medalhas de bronze nacionais Esperanças em três categorias: Filipe Busel (KCCA) em K1 Menor (prata e bronze para os ‘castores’ nesta categoria); Catarina Mestre & Sara Melo (GDALcoutim) em K2 Iniciado Feminino e Iago Bebiano & Tomás Paulo dos Santos (KCCA) em K2 Cadete.
—

Luís Simão (GDAlcoutim), vice-campeão nacional de canoagem Esperanças 2016 em C1 Cadete (®DR)
—
Feitas as contas, o KCCA foi o melhor clube algarvio no Campeonato Nacional de Canoagem Esperanças 2016, completando a prova na 10ª posição por equipas, com um título nacional e um total de quatro presenças em pódios nacionais. O GDAlcoutim conclui o campeonato com 3 presenças em pódios nacionais e a AADMCarregação consegue uma medalha de prata nacional.
—
Links:
Campeonato Nacional Esperanças II (2ª etapa) | V.N.Barquinha (junho)
Campeonato Nacional Esperanças I (1ª etapa) | Alcoutim (maio)
Comentários