Pro A Coruña | QS 1.000 + Pro Junior Europeu

Marlon Lidera Armada Lusa em Espanha

Marlon Lipke fez 17,56 pontos na sua bateria de estreia no Pro A Coruna, uma das melhores pontuações no campeonato até ao momento (®DamienPoullenot/WSL)

O surfista algarvio Marlon Lipke (Algarve Surf Clube) já está nos quartos-de-final (ronda 4) da etapa de 1000 pontos do circuito mundial de qualificação (QS) no Pro A Coruña. O evento espanhol inclui ainda etapas, também da World Surf League, do circuito mundial de qualificação de longboard (LQS) e do Pro Junior Europeu e levou até à Coruna uma extensa armada portuguesa.

QS 1000 pontos

Eduardo Fernandes (Algarve Surf Clube) também já está na ronda 4 do QS, no qual já ficaram pelo caminho os algarvios Francisco Duarte e Frederico ‘Martim’ Magalhães, ambos do Clube Naval de Portimão. ‘Martim’ perdeu de primeira, em 3º na sua bateria da Ronda 1, e concluiu a etapa QS em 65º lugar. Francisco Duarte avançou até à ronda 2, onde perdeu em 4º, terminando a etapa em 49º.

Pelo caminho no QS espanhol ficaram já os portugueses Tomás Ferreira, na ronda 1, Luís Perloiro, João Guedes, Miguel Madeira e Francisco Carrasco, na ronda 2; e Pedro Coelho, Jácoma 3e Correia, Miguel Blanco e João Kopke, na ronda 3.

João Kopke perdeu no mesmo ‘heat’ da ronda 3 em que se apuraram para a ronda 4 os portugueses Guilherme Fonseca (1º) e Henrique Pyrrait (2º).

Estão quatro portugueses na ronda 4 masculina do QS Pro A Coruña e dois deles são atletas do Algarve Surf Clube: Marlon Lipke e Eduardo Fernandes, este último chamado à seleção que vai representar Portugal no Mundial ISA na Costa Rica, em agosto.

Eduardo Fernandes (na foto) está na ronda 4, onde vai defrontar o amigo e colega de clube Marlon Lipke (®DamienPoullenot/WSL)

Eduardo Fernandes (na foto) está na ronda 4, onde vai defrontar o amigo e colega de clube Marlon Lipke (®DamienPoullenot/WSL)

A próxima chamada para o QS está marcada para amanhã, sábado, 9 de julho. Marlon Lipke teve uma entrada de rompante na prova ao vencer a sua bateria da ronda 2 com duas ondas excelentes que somaram um ‘score’ de 17,56. É uma das pontuações mais elevadas do campeonato. Na ronda 4, Marlon vai estar no mesmo ‘heat’ com Eduardo Fernandes e Guilherme Fonseca.

No quadro feminino do QS, a algarvia Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão) perdeu em 3º na ronda 1 e concluiu a prova em 17º. A algarvia foi eliminada numa bateria ganha pela compatriota Camilla Kemp, que avançou para a ronda 2 (quartos-de-final), tal como Teresa Bonvalot, que também venceu a sua bateria na ronda 1.

Pro Junior Europeu

Teresa Bonvalot é a única portuguesa na etapa Junior Tour WSL do Pro A Coruña. Teresa Bonvalot está a defender a sua liderança no ‘ranking’ Pro Junior Europeu e entrou bem na prova, ontem, quinta-feira 7 de julho, vencendo a sua bateria dos quartos-de-final (ronda 2).

Teresa Bonvalot está a competir em duas etapas no mesmo campeonato, para a Junior Tour e para o QS (®DamienPoullenot/WSL)

Teresa Bonvalot está a competir em duas etapas no mesmo campeonato, para a Junior Tour e para o QS (®DamienPoullenot/WSL)

A surfista portuguesa está já nas meias-finais desta etapa Junior Tour, tal como a sua adversária mais direta neste ‘ranking’, a basca Ariane Ochoa, que irá competir na outra meia-final. A próxima chamada para esta prova está marcada para amanhã, sábado 9 de julho.

LQS

O Pro A Coruña inclui também a 4ª Etapa do circuito mundial de qualificação de Longboard (LQS). Nenhum português participa no quadro masculino, mas no quadro feminino está a portuguesa Kathleen Barrigão, campeã nacional Sub-18 em 2015.

Kathleen Barrigão apurou-se em 2º para a ronda 2, meias-finais, da prova. A organização prevê retomar a etapa LQS ainda esta sexta-feira, ao final da tarde.

Comentários