Ricardo Augusto (Portimão), Diogo Pereira (Portimão) e Concha Balsemão (Aljezur) sagraram-se vice-campeões nacionais de surf escolar nas respetivas categorias. O Campeonato Nacional do Desporto Escolar 2015/2016 decorreu em Aveiro, nos dias 19 a 22 de maio, e o Algarve esteve representado na prova Surf & Bodyboard por sete atletas, nenhum dos quais perdeu antes das meias-finais.
O Campeonato Nacional Escolar em Aveiro foi disputado em diversas modalidades. A seleção escolar algarvia à final escolar Surf & Bodyboard era das mais pequenas em prova, mas conseguiu quatro presenças em finais e três títulos de vice-campeão escolar 2015/2016. A prova de Surf & Bodyboard foi realizada na Praia da Barra, com boas ondas durante os dias de competição.
—
—
“Nós éramos sete, Lisboa tinha 20 e o Porto 40. Os resultados que conseguimos não foram nada maus”, comentou Raquel Gonçalves, professora coordenador do Centro de Formação Desportiva Escolar de Portimão que liderou a seleção algarvia em Aveiro, juntamente com Márcia Nunes, professora coordenadora do Centro de Formação Desportiva Escolar de Armação de Pêra.
Os algarvios em prova em Aveiro “lutaram muito; estavam mesmo a querer os títulos e não desistiram até ao fim”, sublinhou Raquel Gonçalves, em declarações ao Swell-Algarve. Em dois casos concretos – Surf Iniciados e Surf Juvenis – o título nacional escapou por muito pouco aos algarvios presentes nas finais.
—
—
O Algarve esteve representado por dois surfistas na final Juvenil, Bruno Gregório e Ricardo Augusto, os dois únicos algarvios que disputaram esta categoria. Bruno Gregório fez 3º lugar na final Juvenil. Ricardo Augusto liderou a final até aos minutos finais, altura em que um adversário deu a volta com uma onda forte. ‘Ricky’ não conseguiu encontrar resposta em pouco tempo e terminou em 2º, numa prova a que foi chamado à última hora, em substituição de António Silveira (Portimão).
—
—
A história repetiu-se na final de Iniciados, onde esteve presente Diogo Pereira (Portimão), campeão nacional escolar no ano anterior. Diogo Pereira perdeu a liderança no último minuto da final e não entraram mais ondas com potencial até ‘tocar a buzina’. Recorde-se que Diogo Pereira entrou na seleção algarvia quase na véspera da partida devido a uma vaga de última hora atribuída pela organização.
—
—
Henrique Poucochinho (Portimão) e Michael Conlan (Quarteira) eram os dois únicos representantes do Algarve na categoria Surf Iniciados antes de ter sido aberta a terceira vaga, atribuída a Diogo Pereira, em Aveiro. Henrique e Michael chegaram às meias-finais. Michael concluiu a prova em 5º lugar e Henrique em 7º.
—
—
Concha Balsemão (Aljezur), que substituiu Yolanda Hopkins (Quarteira), alcançou um brilhante 2º lugar na final Surf Feminino, sagrando-se vice-campeã nacional escolar, na sua primeira participação num campeonato nacional escolar.
—
—
Na categoria Bodyboard, o algarvio Ricardo Mendonça (Quarteira) ‘passou’ uma fase e perdeu nas meias-finais. Ricardo concluiu o campeonato em 5º lugar.
A comitiva algarvia à prova de Surf & Bodyboard em Aveiro integrou ainda um aluno, Rafael Silva (Portimão), escolhido para desempenhar funções de juiz. “Deram-lhe muitos elogios”, comentou a professora Raquel Gonçalves. O Algarve acabou por ter mais um representante no painel de juízes, Igor Bombardi (Armação de Pêra), que acompanhou a professora Márcia Nunes.
—
Comentários