Francisco Duarte venceu o Open na 4ª edição do Campeonato da Malta, na Praia da Rocha, sábado, 20 de fevereiro. A prova-convívio da comunidade surfista local foi organizada pelo Portimão Surf Clube e teve condições de gala no mar, sobretudo, durante o período da manhã. João Maria Mendonça (Junior), Miguel Marinho (Masters), Charlotte van Berkum (Feminino), Ricardo Sousa (Bodyboard) e Bruno Santos (SUP Wave) foram os vencedores nas restantes categorias.
A manhã de sábado foi, verdadeiramente, mágica na Praia da Rocha. A conjugação perfeita do vento suave de nordeste com duas ondulações, de mar de fora e de sueste, produziu picos múltiplos e ‘certinhos’ de metro off-shore por toda a praia, proporcionando um autêntico festival de tubos nas primeiras horas da manhã.
—

Campeonato teve ondas boas na Praia da Rocha, sobretudo, durante a manhã (®PauloMarcelino)
—
Excelentes condições no mar e sol radioso. Boas ondas e calor. Seria difícil pedir melhor para a realização do IV Campeonato da Malta. Participaram na prova atletas dos 8 aos 43 anos de idade, entre os quais alguns atletas com créditos firmados no panorama do surf nacional.
João Maria Mendonça, atleta federado pelo Portimão Surf Clube, foi um dos exemplos de talento no campeonato. O jovem surfista da Arrifana tem 10 anos de idade, está a treinar-se com a Academia Profissional de Surf e foi, recentemente, contratado pela Billabong Portugal. João Maria Mendonça venceu a categoria Junior e foi finalista na categoria Open… lutando sempre contra adversários de maior idade.
—

João Maria Mendonça venceu a categoeria Junior e foi finalista Open (®SaltyFrames)
—
Francisco Duarte, atleta federado pelo Clube Naval de Portimão, aluno da Academia Profissional de Surf e atleta com estatuto de alto rendimento atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude foi o grande vencedor do Open, sucedendo como Campeão da Malta a António Silveira, 3º classificado este ano. “Soube bem por ser em Portimão e com a malta de Portimão”, disse Francisco Duarte, ao Swell-Algarve.
A final Open foi realizada já com o sol a descer para o horizonte, maré vazia e por isso com menos oportunidades. “Tive sorte, pois apanhei uma direita que me proporcionou dar duas manobras fortes no início e ainda finalizar com uma curva de rail”, comentou Francisco Duarte. O 2º classificado foi Bruno Gregório, também atleta do Portimão Surf Clube, que provou estar num bom momento de forma, mais uma vez, uma semana e meia depois de ter ganho o Sub-16 e o Sub-18 na Etapa 1 do Circuito Regional de Surf do Sul 2016.
—

Miguel Marinho é o novo campeão Masters da Malta (®SaltyFrames)
—
Miguel Marinho, atleta do Albufeira Surf Clube e Vice-Campeão Nacional Grand-Masters em título, venceu a final Masters do IV Campeonato da Malta. O vencedor do ano passado, Tiago Reis, foi finalista este ano, 3º classificado.
A jovem Charlotte van Berkum venceu a final Feminina, impondo-se com alguma surpresa à mais experiente Inês Pascoal, atleta do Albufeira Surf Clube, mas treinada por Paulo Almeida, do Portimão Surf Clube.
—

Charlotte van Berkum venceu a final Feminino (®SaltyFrames)
—
Bodyboard e SUP Wave tiveram finais diretas. Ricardo Sousa venceu a final Bodyboard, primeira bateria realizada no campeonato, ainda na melhor fase da magia matinal de ondas. Bruno Santos, treinador do Portimão Surf Clube, venceu a final SUP Wave, um duelo a dois com Bruno Vieira… já durante a tarde, numa fase com poucas ondas.
—

Escola Superior de Saúde Jean Piaget – Algarve deu apoio ao campeonato (®PauloMarcelino)
—
O IV Campeonato da Malta teve boas ondas, reafirmou jovens talentos do surf algarvio, possibilitou uma boa experiência ‘de terreno’ a alunos de Fisioterapia e de Enfermagem da Escola Superior de Saúde Jean Piaget – Algarve, que deram apoio aos atletas e realizaram rastreios; e permitiu uma jornada de convívio na praia e ao jantar para a comunidade surfista de Portimão.
—
Finais IV Campeonato da Malta – Praia da Rocha
—

Pódio Open, incompleto: Francisco Duarte, António Silveira e Bruno Gregório (®PauloMarcelino)
Open
1. Francisco Duarte
2. Bruno Gregório
3. António Silveira
4. João Maria Mendonça
—

Pódio Junior, incompleto: Henrique Poucochinho e João Maria Mendonça (®PauloMarcelino)
Junior
1. João Maria Mendonça
2. Henrique Poucochinho
3. Diogo Pereira
4. Egor Volkov
—

Pódio Feminino, incompleto: Inês Pascoal e Laura Reis, com o treinador Bruno Santos (®PauloMarcelino)
Feminino
1. Charlotte van Berkum
2. Inês Pascoal
3. Laura Reis
4. Inês Pinto
—

Pódio Masters, incompleto: Tiago Costa, Miguel Marinho e Fernando Maria (®PauloMarcelino)
Masters
1. Miguel Marinho
2. Tiago Costa
3. Tiago Reis
4. Fernando Maria
—

Pódio Bodyboard: Carlos Dias, Ricardo Megué e Ricardo Sousa (®PauloMarcelino)
Bodyboard
1. Ricardo Sousa
2. Ricardo Megué
3. Carlos Dias
—

Pódio SUP Wave: Bruno Santos e Bruno Vieira (®PauloMarcelino)
SUP Wave
1. Bruno Santos
2. Bruno Vieira
—

Atletas mais novo, Louis Escudeiro, 8 anos, e de maior idade, Miguel Marinho, 43 anos; com o presidente do PTMSC, Francisco Canelas (®PauloMarcelino)
—
Links:
Comentários