Circuito Regional de Surf do Sul 2016 | Etapa 2

Etapa em Faro Adiada para Março

Etapa em Faro tem por base o WAX Resto-Bar e foi muito concorrida no ano passado (®PauloMarcelino/Arquivo)

A Etapa 2 do Circuito Regional de Surf do Sul 2016, na Praia de Faro, foi adiada para os dias 12 e 13 de março. A prova estava prevista para o próximo fim-de-semana, mas as péssimas previsões meteorológicas obrigaram ao adiamento, com o acordo dos patrocinadores. “Realizar a etapa nas datas previstas não seria bom nem para os atletas nem para o público”, disse o presidente do Clube de Surf de Faro, Manuel Mestre, ao Swell-Algarve.

A decisão de adiar a etapa foi tomada ontem à noite, em reunião de direção do Clube de Surf de Faro e após terem sido consultados os principais patrocinadores do evento. A Federação Portuguesa de Surf, que tutela os circuitos regionais e fornece apoio humano e logístico em todas as etapas, também não se opôs ao adiamento da prova.

Os juízes na etapa em Faro trabalham dentro de casa, mas isso não resolve todos os problemas causados pelo mau tempo (®PauloMarcelino/Arquivo)

Os juízes na etapa em Faro trabalham dentro de casa, mas isso não resolve todos os problemas causados pelo mau tempo (®PauloMarcelino/Arquivo)

As previsões meteorológicas para o próximo fim-de-semana, 13 e 14 de fevereiro, são bastantes adversas à realização de uma prova de surf na Praia de Faro. “Vai estar vento forte de Oeste, que chega aos 31 nós no domingo, dia que estava reservado ao Open; com 3.8 de período de ondas, também de Oeste. Estar a organizar um campeonato desta envergadura e dar retorno aos patrocinadores era incomportável”, explicou Manuel Mestre (‘Necas’), ao Swell-Algarve.

“Os patrocinadores querem ter pessoas na praia e um campeonato com dignidade”, acrescentou o presidente do Clube de Surf de Faro. Recorde-se que a etapa em Faro vai ter um ‘prize money’ de 500€ para dividir pelos finalistas Open Masculino, com o patrocínio Jeep & MScar. A prova vai ter cinco patrocinadores, associados a categorias específicas, o que garante uma boa variedade de prémios.

head-face-4OCEANS_2016b

A escolha das novas datas para a etapa em Faro, dias 12 e 13 de março, está relacionada com as condicionantes da Praia de Faro relativas ao tempo útil de maré. “Precisamos de ter uma maré baixa ao final da manhã e tem que ser uma maré viva, porque mesmo que haja poucas ondas, temos a certeza que vão rebentar”, explicou Manuel Mestre. Os dois fatores, com certeza absoluta no tempo da maré, conjugam-se nas novas datas escolhidas.

O adiamento hoje anunciado coloca a etapa de Faro no fim-de-semana seguinte à realização da etapa em Portimão; criando a singularidade de a Etapa 2 do circuito ser realizada depois da Etapa 3. Recorde-se que a prova na Praia da Rocha estava inicialmente prevista para o fim-de-semana 19 e 20 de março, mas foi antecipada para o fim-de-semana 5 e 6 de março, devido a dificuldades de agenda por parte da Federação Portuguesa de Surf. As dificuldades da federação estarão relacionadas com o começo do Circuito Nacional Open 2016, possivelmente, nos dias 18 a 20 de março.

Etapa em Faro tem esplanada para o público mesmo em frente à área de competição (®PauloMarcelino/Arquivo)

Etapa em Faro tem esplanada para o público mesmo em frente à área de competição (®PauloMarcelino/Arquivo)

O Swell-Algarve recorda que as inscrições dos atletas nas etapas do Circuito Regional de Surf do Sul, nas categorias Esperanças – Sub-12, Sub-14, Sub-16 (Masculino e Feminino) e Sub-18 (Masculino e Feminino) – devem ser feitas diretamente no site da Federação Portuguesa de Surf (http://old.surfingportugal.com). Esta regra é obrigatória e a FPS não aceitará nas provas atletas Esperanças que não tenham feito a inscrição no ‘site’ da federação.

A nova regra de inscrições no site da federação é obrigatória apenas para os atletas das categorias Esperanças, que têm também de estar federados, para poder participar nas etapas dos circuitos regionais.

Os atletas participantes nas categorias não-oficiais das etapas regionais – Sub-10, caso haja; Open e Longboard – não precisam de estar federados e devem fazer as respetivas inscrições por email, para os clubes organizadores das etapas. Para participar no Open (Masculino e Feminino) e Longboard na etapa em Faro, as inscrições devem ser enviadas para o endereço de email clubesurfaro@gmail.com.

Links:

Etapa 1 CRSSul 2016 – Praia da Falésia (Vilamoura)

Comentários