A Etapa 2 do Circuito Regional de Surf do Sul 2016, na Praia de Faro, foi adiada para os dias 12 e 13 de março. A prova estava prevista para o próximo fim-de-semana, mas as péssimas previsões meteorológicas obrigaram ao adiamento, com o acordo dos patrocinadores. “Realizar a etapa nas datas previstas não seria bom nem para os atletas nem para o público”, disse o presidente do Clube de Surf de Faro, Manuel Mestre, ao Swell-Algarve.
A decisão de adiar a etapa foi tomada ontem à noite, em reunião de direção do Clube de Surf de Faro e após terem sido consultados os principais patrocinadores do evento. A Federação Portuguesa de Surf, que tutela os circuitos regionais e fornece apoio humano e logístico em todas as etapas, também não se opôs ao adiamento da prova.
—

Os juízes na etapa em Faro trabalham dentro de casa, mas isso não resolve todos os problemas causados pelo mau tempo (®PauloMarcelino/Arquivo)
—
As previsões meteorológicas para o próximo fim-de-semana, 13 e 14 de fevereiro, são bastantes adversas à realização de uma prova de surf na Praia de Faro. “Vai estar vento forte de Oeste, que chega aos 31 nós no domingo, dia que estava reservado ao Open; com 3.8 de período de ondas, também de Oeste. Estar a organizar um campeonato desta envergadura e dar retorno aos patrocinadores era incomportável”, explicou Manuel Mestre (‘Necas’), ao Swell-Algarve.
“Os patrocinadores querem ter pessoas na praia e um campeonato com dignidade”, acrescentou o presidente do Clube de Surf de Faro. Recorde-se que a etapa em Faro vai ter um ‘prize money’ de 500€ para dividir pelos finalistas Open Masculino, com o patrocínio Jeep & MScar. A prova vai ter cinco patrocinadores, associados a categorias específicas, o que garante uma boa variedade de prémios.
—
—
A escolha das novas datas para a etapa em Faro, dias 12 e 13 de março, está relacionada com as condicionantes da Praia de Faro relativas ao tempo útil de maré. “Precisamos de ter uma maré baixa ao final da manhã e tem que ser uma maré viva, porque mesmo que haja poucas ondas, temos a certeza que vão rebentar”, explicou Manuel Mestre. Os dois fatores, com certeza absoluta no tempo da maré, conjugam-se nas novas datas escolhidas.
O adiamento hoje anunciado coloca a etapa de Faro no fim-de-semana seguinte à realização da etapa em Portimão; criando a singularidade de a Etapa 2 do circuito ser realizada depois da Etapa 3. Recorde-se que a prova na Praia da Rocha estava inicialmente prevista para o fim-de-semana 19 e 20 de março, mas foi antecipada para o fim-de-semana 5 e 6 de março, devido a dificuldades de agenda por parte da Federação Portuguesa de Surf. As dificuldades da federação estarão relacionadas com o começo do Circuito Nacional Open 2016, possivelmente, nos dias 18 a 20 de março.
—

Etapa em Faro tem esplanada para o público mesmo em frente à área de competição (®PauloMarcelino/Arquivo)
—
O Swell-Algarve recorda que as inscrições dos atletas nas etapas do Circuito Regional de Surf do Sul, nas categorias Esperanças – Sub-12, Sub-14, Sub-16 (Masculino e Feminino) e Sub-18 (Masculino e Feminino) – devem ser feitas diretamente no site da Federação Portuguesa de Surf (http://old.surfingportugal.com). Esta regra é obrigatória e a FPS não aceitará nas provas atletas Esperanças que não tenham feito a inscrição no ‘site’ da federação.
A nova regra de inscrições no site da federação é obrigatória apenas para os atletas das categorias Esperanças, que têm também de estar federados, para poder participar nas etapas dos circuitos regionais.
Os atletas participantes nas categorias não-oficiais das etapas regionais – Sub-10, caso haja; Open e Longboard – não precisam de estar federados e devem fazer as respetivas inscrições por email, para os clubes organizadores das etapas. Para participar no Open (Masculino e Feminino) e Longboard na etapa em Faro, as inscrições devem ser enviadas para o endereço de email clubesurfaro@gmail.com.
—
Links:
Comentários