Obra polémica no concelho alentejano de Odemira

Praia do Malhão Requalificada

Parque de estacionamento para 600 lugares junto à Praia do Malhão (®screenshot)

A intervenção do Polis do Litoral Sudoeste na Praia do Malhão, no concelho de Odemira, Alentejo, está praticamente concluída. As obras transfiguraram por completo os acessos à praia, desde logo com a implementação de um grande parque de estacionamento.

O projeto de obras na Praia do Malhão, considerado uma intervenção inovadora ao nível das praias portuguesas, não é pacífico. O Polis do Litoral Sudoeste defende a necessidade da intervenção pelo combate à erosão. A Câmara Municipal de Odemira aceitou os argumentos, mas os seus dirigentes estão agora chocados com a realidade, sempre diferente dos desenhos em papel.

Imagens aéreas mostram o novo espaço de estacionamento no Malhão

As obras custaram 1,2 milhões de euros, criaram canais de escoamento de águas pluviais, passadiços em madeira para proteger a orla dunar e dois parques de estacionamento com capacidade para 600 lugares, que ocupam uma área total de 2 hectares. São, sobretudo, os parques de estacionamento que chocam na paisagem até aqui selvagem. Veja o video e avalie por si.

A requalificação da Praia do Malhão, próximo de Vila Nova de Milfontes, vai estar concluída até à abertura da época balnear. O novo espaço de estacionamento tem sido alvo de vandalismo, com destruição de sinais, balizadores e piso, o que indica algum grau de descontentamento com o impacto paisagístico da requalificação.

Comentários