Canoagem | XVIII Subida Internacional do Rio Arade

Milfontes Vence Subida do Arade

Subida Internacional do Rio Arade foi hoje feita por 380 remadores, mais de metade dos quais espanhóis (®PauloMarcelino)

O Clube Náutico Milfontes venceu por equipas a XVIII Subida Internacional do Rio Arade em Canoagem. A prova foi realizada este domingo, 8 de novembro, num percurso com 12 quilómetros desde Portimão até Silves e juntou 380 canoístas, 332 atletas, em representação de 22 clubes; e 48 turistas náuticos. “Estou muito satisfeito. O nosso objetivo é fazer sempre o melhor possível. Foi bom”, comentou Francisco Aires, presidente do CNMilfontes, ao Swell-Algarve.

A Subida Internacional do Rio Arade em Canoagem é organizada pelo Clube Naval de Portimão e Associação Regional de Canoagem do Algarve, com o apoio dos Municípios de Portimão, Lagoa e Silves. É a mais internacional prova não-oficial de canoagem realizada em Portugal, com mais de metade dos participantes provenientes de Espanha.

Prova este ano marcada por muito vento (®PauloMarcelino)

Prova este ano marcada por muito vento (®PauloMarcelino)

“É uma prova com caraterísticas únicas. A distância é ideal, o grau de dificuldade diminui à medida que nos aproximamos de Silves e a paisagem muda muito. É quase como fazer três ou quatro subidas diferentes”, comentou Eduardo Peixinho, presidente da Associação Regional de Canoagem do Algarve e treinador de canoagem no Clube Naval de Portimão.

Antonio Moral, canoísta do Clube Náutico de Sevilha, falou pelos três atletas do clube que estiveram presentes na subida do Arade. “Esta prova serve para acumular quilómetros de treino. É uma prova diferente das que temos em Espanha, que são todas em pista (náutica)”, disse o remador, ao Swell-Algarve.

Participaram remadores desde a idade Esperanças até Veteranos (®PauloMarcelino)

Participaram remadores desde a idade Esperanças até Veteranos (®PauloMarcelino)

“É uma boa prova para fazermos em início de época e também estamos aqui para estimular a boa relação entre clubes”, comentou Bruno Carvalho, do Clube de Canoagem de Setúbal. “Conhecemos o Peixinho e ele vem sempre à nossa prova anual. Temos uma boa relação e viemos com tudo a esta prova”, reforçou Pablo Moreno, treinador do Real Club Marítimo de Huelva, que se apresentou em Portimão com 26 atletas e conquistou o 2º lugar por equipas.

O Clube Náutico Milfontes participou com 32 atletas e foi o grande vencedor por equipas da XVIII Subida Internacional do Rio Arade em Canoagem. O clube alentejano sucede ao Kayak Clube Castores do Arade (KCCA), de Lagoa, vencedor da edição do ano passado.

Saída do Clube Naval do Portimão ocorreu pelas 10h30 (®PauloMarcelino)

Saída do Clube Naval do Portimão ocorreu pelas 10h30 (®PauloMarcelino)

O KCCA envolveu este ano mais canoístas, num total de 44, e o treinador Nuno Silva estava confiante à partida. “Esperamos ganhar novamente”, disse, ao Swell-Algarve. O KCCA foi 3º classificado por equipas. A confiança foi gorada por um acidente sofrido pela tripulação K2 Sénior do KCCA, dupla formada por atletas da Seleção Nacional. A embarcação partiu o leme no fundo e o clube de Lagoa perdeu aí a luta pela vitória na categoria, que poderia ter feito a diferença.

A subida do Arade começou pelas 10h30, fustigada por vento forte, o que causou dificuldades nalguns setores do percurso. Os mais rápidos foram os canoístas do K2 Sénior do CNMilfontes, que completaram o percurso em 48m57s. As restantes embarcações foram chegando espaçadas no tempo… até perto das 13h00, com os turistas náuticos a encerrar a prova.

Chegada a Silves com algum público a assistir nas margens do Arade (®PauloMarcelino)

Chegada a Silves com algum público a assistir nas margens do Arade (®PauloMarcelino)

Galeria Pódios

Links:

XVII Subida Internacional do Arade – 2014

XVI Subida Internacional do Arade – 2013
XV Subida Internacional do Arade – 2012

Comentários