Frederico ‘Martim’ Magalhães sagrou-se campeão Pro-Am no Rumblefish Surf Series, etapa do circuito Volcom Totally Crustaceous Tour, disputada na Praia do Amado, sábado 29 de agosto. Um ano depois de ter conquistado o título Junior, o surfista de Portimão venceu na divisão-rainha e numa final marcada pelo intenso duelo contra o seu amigo e conterrâneo Francisco Duarte.
O Rumblefish@Amado, co-organizado pelo Algarve Surf Clube, marcou o arranque na Europa do Totally Crustaceous Tour e foi recebido na Praia do Amado por períodos de ‘gala offshore’ que permitiram aos surfistas dar espetáculo nas ondas. O evento da Volcom reuniu surfistas talentosos de vários pontos do País e os algarvios destacaram-se com bons resultados. Participaram na prova um total de 101 surfistas, o que obrigou a organização a realizar ‘heats’ de 15 minutos e com 5 atletas cada.
—

Praia do Amado recebeu o Volcom Rumblefish 2015 com um ‘offshore de gala’ (®GansoPhotos)
—
Em jogo está a qualificação – com necessidade de dois resultados – para a final mundial do TCT em Trestles, Califórnia, EUA, em junho do próximo ano. Apuram-se para Trestles 3 Pro-Am (20 anos, ou menos, masculinos), 2 Junior (16 anos ou menos), 2 Girls (20 anos ou menos, femininos), 2 Groms (13 anos ou menos) e 1 Squids (10 anos ou menos).
O Rumblefish@Amado 2015 teve vencedores algarvios em 3 divisões. A experiente Yolanda Hopkins (Quarteira) venceu a final Girls em luta apertada com a jovem de 12 anos Concha Balsemão (Carrapateira). João Maria Mendonça (Arrifana) ganhou na divisão Squids, que teve uma rapariga, Maria Balsemão, na final. E ‘Martim’ Magalhães alcançou a vitória na categoria mais competitiva, Pro-Am.
—

Algarvia Yolanda Hopkins em free surf no Amado depois de ter vencido a final Girls (®GansoPhotos)
—
‘Martim’ Magalhães treinou todos os dias da semana passada no Amado e em vésperas do campeonato confidenciou ao Swell-Algarve que ia ao campeonato “para ganhar”. O surfista de elite FPS, membro da Equipa Nacional Junior, estava motivado e parece ter uma ‘química’ especial com a conhecida praia no concelho de Aljezur.
—

‘Martim’ Magalhães campeão Pro-Am Rumblefish@Amado um ano depois de ter sido campeão Junior (®GansoPhotos)
—
O surfista de Portimão venceu todos os seus ‘heats’ no Rumblefish@Amado 2015. Nos quartos-de-final, ‘Martim’ Magalhães deixou para trás surfistas conhecidos como o alentejano António Duarte. Na sua meia-final, ‘Martim’ venceu de forma dramática, com duas ‘bombas’ perto do fim, que o catapultaram de 5º para 1º na bateria, ficando aí eliminados os algarvios Tomás Alcobia (3º na bateria) e Jakob Lilienweiss (5º) e o conhecido João Maló (4º).
Na final Pro-Am, contra Francisco Duarte, o regressado Francisco Portas e o ‘super-alentejano’ André Faria; ‘Martim’ Magalhães esteve sempre em apertado duelo contra o seu amigo Francisco Duarte, também surfista de elite FPS, membro da Equipa Nacional Junior e campeão regional Sub-18 do Sul. A final decidiu-se por décimas entre dois ‘scores’ elevados, próximos dos 17 pontos. Francisco pontuou em ‘esquerdas’ e ‘Martim’ respondeu em ‘direitas’, a última das quais deu-lhe a vitória já muito próximo da ‘buzina’.
—

Francisco Duarte (na imagem em ação na sua meia-final) perdeu por décimas a luta pela vitória na final Pro-Am (®GansoPhotos)
—
O ano passado, ‘Martim’ Magalhães não capitalizou com a sua vitória Junior no Rumblefish@Amado 2014. O surfista algarvio não disputou uma segunda etapa TCT e, como tal, não tentou a qualificação para a final mundial em Trestles. Este ano, ‘Martim’ Magalhães quer tentar a qualificação e está apostado em participar noutra etapa.
Nas divisões Groms e Junior a vitória escapou aos algarvios. Martim Paulino, da Costa de Caparica, venceu a divisão Groms, impondo-se na final a Afonso Antunes, vencedor Squids (Amado e Hossegur) em 2014 e finalista na mesma categoria, na final mundial do ano passado em Trestles. Na categoria Junior, a final foi disputada em condições de gala (um metro ‘offshore’) e foi ganha por Vasco Dinis (Ericeira) em luta direta com João Moreira.
—

Algarvio João Maria Mendonça venceu a divisão Squids, impondo-se a surfistas de primeira linha, de Cascais e Peniche (®GansoPhotos)
—
Finais Rumblefish@Amado 2015
Pro-Am
1. Frederico ‘Martim’ Magalhães (Portimão)
2. Francisco Duarte (Portimão)
3. Francisco Portas (Lisboa)
4. André Faria (Sines)
—
Junior
1. Vasco Dinis (Ericeira)
2. João Moreira (Carcavelos)
3. Simão Teixeira (Costa de Caparica)
4. Salvador Couto (Porto)
—
Girls
1. Yolanda Hopkins (Quarteira)
2. Concha Balsemão (Carrapateira)
3. Mafalda Lopes (Cascais)
4. Beatriz Burgos (Costa de Caparica)
—
Groms
1. Martim Paulino (Costa de Caparica)
2. Afonso Antunes (Costa de Caparica)
3. Joaquim Chaves Jr., ‘Quim Jó’ (Cascais, Campeão Nacional Sub-12 este ano)
4. Sebastião Ramirez (Cascais)
—
Squids
1. João Maria Mendonça (Arrifana)
2. Santiago Graça (Cascais)
3. Matias Canhoto (Peniche)
4. Maria Balsemão (Carrapateira)
Comentários