Surfista de Tavira venceu duas categorias e levou 350 Euros 'para casa'

Joackim Guichard Campeão em Vale Figueiras

'Layback animal' de Joackim Guichard, vencedor Open e Expression Session no I Vale Figueiras Open (®PauloMarcelino)

Joackim Guichard (Algarve Surf Clube) venceu a categoria Open e a Expression Session no Vale Figueiras Open, realizado ontem, sábado 15 de agosto. A prova foi co-organizada por Portimão Surf Clube e Boa Vida Social Club (Vale da Telha), com 7 categorias e um ‘prize money’ total de 1.200 Euros. João Maria Mendonça (Sub-10 e Sub-15), Concha Balsemão (Feminino), Francisco Bívar (Longboard) e Ariano Marques (Master) venceram as outras categorias, numa prova que reuniu ‘velhas glórias’ do surf em Portugal e foi disputada em mar pesado, a exigir muito do físico dos surfistas.

Vale Figueiras recebeu ontem a primeira edição de uma prova que resulta da reformulação do antigo Campeonato da Malta de verão. A prova manteve o típico espírito de convívio da ‘Malta’ de Portimão (que vai ter prova em nome próprio no inverno) e reuniu uma série de patrocinadores – Arnette, PQ Design, Secret Spot Surf Shop, Liquid-Mountains, Atlantic Riders, Living Lodge Portugal, Ocean Beach, Amazigh Hostel Aljezur, Arrifana Surf Lodge, Secret Spot Friends House, Algarve Surf Clube e Ariano Marques Shaper Design Surfboards – que permitiram a oferta de um ‘prize money’ de 1.200 Euros.

Concha Balsemão, 12 anos, conquistou a sua primeira vitória num campeonato de surf (®PauloMarcelino)

Concha Balsemão, 12 anos, conquistou a sua primeira vitória num campeonato de surf (®PauloMarcelino)

O Swell-Algarve foi ‘media partner’ do evento. Portimão Surf Clube organizou a vertente competitiva da prova e Boa Vida Social Club foi anfitrião de uma exibição de ‘skate pool’, jantar de convívio e cerimónia de entrega de prémios. Participaram na prova mais de meia centena de surfistas, desde jovens com menos de 10 anos e até veteranos com 50 anos de idade.

O I Vale Figueiras Open decorreu em condições ‘pesadas’; mar ‘grande’ com 2 metros no ‘set’ no período da tarde e ondas ‘a fechar’, causando momentos difíceis de ‘varrimento’ do ‘line up’, o que exigiu muito esforço de ‘remada’ aos atletas. A praia encheu por completo, para assistir a um espetáculo de surf de grande qualidade, ao qual não faltaram ‘estrelas’ da década de 80 e 90, como Nuno Viegas, Gonçalo Lopes (‘Ratinho’) e Jorge Leote, campeão nacional em 1989. “Fui campeão antes de existir a federação”, recordou, bem humorado, Jorge Leote.

Ariano Marques e Gonçalo Lopes, 'Ratinho… boa disposição em Vale Figueiras (®PauloMarcelino)

Ariano Marques e Gonçalo Lopes, ‘Ratinho… boa disposição em Vale Figueiras (®PauloMarcelino)

Apesar das condições difíceis, os ‘masters cinquentões’ mostraram que quem sabe, não esquece. Além das ‘velhas glórias’, a categoria Master incluiu também conhecidos treinadores algarvios, como Sérgio Brandão (Algarve Surf Clube), Francisco Oliveira, ‘Urso’ (Arrifana Surf School) e Ricardo Calabaça, ‘Fafa’ (treinador residente em Portimão e agora mais dedicado ao Design); e o empresário Rodrigo Machaz (Memmo Baleeira, Sagres).

O grande vencedor na categoria Master foi o surfista, ‘shaper’ e músico Ariano Marques, antigo campeão estadual no Brasil. Ariano Marques esteve a finalizar pranchas até às 3 da manhã e viajou de Lisboa para o Algarve, com uma paragem para descansar à beira da estrada na zona de Vila Nova de Milfontes, por forma a chegar a Vale Figueiras a tempo da prova e com pranchas ‘Ariano Marques Shaper Design’ para exibir na praia. O ‘shaper’ ofereceu uma prancha sua ao vencedor Sub-15, que vai ter oportunidade de encomendar um modelo ‘custom made’.

Ariano Marques teve energia para vencer em Master… depois de uma noite passada na estrada (®PauloMarcelino)

Ariano Marques teve energia para vencer em Master… depois de uma noite passada na estrada (®PauloMarcelino)

Apesar da noite passada na estrada, Ariano Marques chegou a Vale Figueiras com a sua típica boa disposição e uma surpreendente energia, capaz de evoluir nas ondas ‘pesadas’ com uma fluidez e ‘garra’ que se destacaram e lhe deram a vitória na categoria Master. “Nas últimas baterias já estava com dores nos braços”, confessou Ariano Marques, ao Swell-Algarve.

A prova começou pelas 10h30, com o mar ainda ‘manso’, mas a prometer nalguns ‘sets’ o ‘swell’ forte que haveria de se instalar durante a tarde. As finais diretas Feminino e Longboard foram as primeiras baterias do dia e fizeram História. Concha Balsemão, 12 anos de idade e atleta do Portimão Surf Clube, soube escolher melhor as ondas e conquistou em Vale Figueiras a sua primeira vitória num campeonato. Francisco Bívar, também atleta PortimãoSC, venceu em Longboard, modalidade que o surfista de 16 anos começou a praticar há poucas semanas… porque ficou sem a sua ‘shortboard’.

Francisco Bívar, vencedor revelação em Longboard… com o 'mestre' João Bracour, 'Brek' a observar (®PauloMarcelino)

Francisco Bívar, vencedor revelação em Longboard… com o ‘mestre’ João Bracourt, ‘Brek’ a observar (®PauloMarcelino)

O grande campeão da juventude em Vale Figueiras foi João Maria Mendonça, jovem prodígio da Arrifana e atleta do PortimãoSC. Com 10 anos de idade, João Maria é o 4º melhor Sub-12 de Portugal e provou o seu favoritismo ao vencer ontem as categorias Sub-10 e Sub-15. A vitória na categoria Sub-15 foi bastante expressiva, já que competiu na final contra atletas experientes, como o vice-campeão regional Sub-16, Bruno Gregório (PortimãoSC), ou o 5º melhor Sub-14 de Portugal, Henrique Poucochinho (PortimãoSC).

João Maria Mendonça em ação. Surfista da Arrifana, 10 anos, venceu categorias Sub-10 e Sub-15 (®PauloMarcelino)

João Maria Mendonça em ação. Surfista da Arrifana, 10 anos, venceu categorias Sub-10 e Sub-15 (®PauloMarcelino)

Antes de ter início a categoria Open, já no período da tarde e com mar forte, foi realizada uma Expression Session, com um prémio de 100 Euros para a melhor manobra. Foi uma bateria explosiva, com surfistas de grande qualidade a arriscar tudo numa única manobra. Paulo Almeida (Clube Naval de Portimão) completou um vistoso ‘aerial reverse’ e teve quase o cheque na mão. Mas a vitória acabou por ser atribuída a Joackim Guichard por causa de um ‘reverse’ em ‘slide’, bonito e muito fluído numa onda de ‘set’.

A categoria Open foi um autêntico ‘show’ de surf, com artistas como os irmãos Luca e Joackim Guichard e Leo e Basile Belime, Tomás Alcobia, Paulo Almeida e o surpreendente Luan Medeiros, brasileiro que está a trabalhar num ‘surf camp’ algarvio e que mostrou um surf exuberante, conquistando o prémio de 100 Euros para a melhor onda em todo o campeonato: 9 pontos nas meias-finais.

Brasileiro Luan Medeiros, a surpresa do campeonato, vencedor do prémio Melhor Onda (®PauloMarcelino)

Brasileiro Luan Medeiros, a surpresa do campeonato, vencedor do prémio Melhor Onda (®PauloMarcelino)

Os surfistas Open proporcionaram momentos de delírio, muito aplaudidos na praia. Além da exuberância de Luan Medeiros e dos apontamentos brilhantes dos irmãos Belime e de Tomás Alcobia, a competição ficou marcada pelo intenso duelo travado por Paulo Almeida e Luca Guichard nas baterias de quartos-de-final e meias-finais. Duas lutas de ‘titãs’ que entusiasmaram os espectadores. A vitória acabou por ser conquistada por Joackim Guichard, porventura beneficiando de maior disponibilidade física face às condições ‘pesadas’ e a conseguir imprimir o seu poderoso jogo de ‘rail’.

O Vale Figueiras Open encerrou com um convívio nas instalações do Boa Vida Social Club, em Vale da Telha, onde não faltou uma ‘jam session de pool skate’, comida, bebida e a cerimónia de entrega dos muitos prémios reunidos pela organização. Para o ano há mais…

Finais e Prémios Vale Figueiras Open

Open

1. Joackim Guichard (250 Euros)

2. Luca Guichard (125 Euros)

3. Luan Medeiros (75 Euros)

4. Tomás Alcobia

Master

1. Ariano Marques (200 Euros)

2. Francisco Oliveira, ‘Urso’ (100 Euros)

3. Ricardo Calabaça, ‘Fafa’ (50 Euros)

4. Jorge Leote

5. Sérgio Brandão

6. Rodrigo Machaz

Sub-15

1. João Maria Mendonça (prancha de surf Ariano Marques)

2. Bruno Gregório (80 Euros)

3. Leon Schneider, de Barão de São João (50 Euros)

4. Henrique Poucocnhinho (hoody)

5. Bruno Marçal (hoody)

6. João Maria Dias, do Porto

Sub-10

1. João Maria Mendonça (hoody)

2. Duarte Dias (hoody)

3. Yanick Batista (hoody)

4. Ricardo Loulé (hoody)

5. Rafael

6. Splinter

Feminino

1. Concha Balsemão (100 Euros)

2. Inês Pascoal (50 Euros)

3. Veerlen Van Berkun (30 Euros)

4. Charlote Van Berkun

Longboard

1. Francisco Bívar (80 Euros)

2. João Pedro, pai de João Maria Mendonça (40 Euros)

3. João Bracourt, ‘Brek’ (20 Euros)

4. Octávio Lourenço, ‘shaper’ Ferox

5. Luís Pereira, ‘Luizinho’

Expression Session (melhor manobra): Joackim Guichard (100 Euros)

Melhor Onda (de todo o campeonato): Luan Medeiros (100 Euros) |  9 pontos, meias-finais Open

Comentários