O exigente ‘line up’ em Huntington Beach, California, de leitura muito difícil e com pouco espaço para manobras limitou a ação e a progressão dos sete portugueses inscritos no quadro principal do 4º QS 10.000 da temporada, no âmbito do Vans US Open of Surfing. Cinco foram eliminados na Ronda 1, incluindo o algarvio Marlon Lipke, que repetiu o 73º lugar pelo terceiro ano consecutivo. Tiago Pires e Frederico Morais perderam na Ronda 2.
O enguiço californiano persegue Marlon Lipke (Algarve Surf Clube). O surfista algarvio voltou a perder ‘de primeira’ em Huntington Beach e repetiu o resultado que tem feito há 3 anos: 73º lugar. Marlon não se tem dado bem com as ondas em Huntington Beach, mas aproveitou a viagem para procurar outros ‘spots’ californianos e descobriu ondas vazias para satisfazer a sua paixão pelo surf.
—

Cinco portugueses foram eliminados na Ronda 1 em Huntington Beach, incluindo o algarvio Marlon Likpe, 73º na prova (®SeanRowland)
—
José Ferreira e Tomás Fernandes também perderam em 4º na Ronda 1 e fizeram 73º lugar na prova. Ainda na terça-feira, 28 de julho, Vasco Ribeiro e Nicolau Von Rupp foram também eliminados na Ronda 1, mas em 3º nos respetivos ‘heats’, concluindo a prova em 49º lugar. É de sublinhar o azar do campeão nacional Vasco Ribeiro, que perdeu o segundo lugar de apuramento no fecho do ‘heat’, devido a uma boa onda feita por um adversário.
Tiago Pires (no mesmo heat em que José Ferreira foi eliminado) avançou em 2º para a Ronda 2 e Frederico Morais brilhou na Ronda 1, ao vencer o seu ‘heat’ com um ‘score’ respeitável (16,86). Na Ronda 2, Tiago Pires perdeu em 4º (37º lugar na prova) e, noutro ‘heat’ Frederico Morais foi eliminado em 3º. ‘Kikas’ termina o QS 10.000 em 25º lugar e com o registo de melhor português em prova.
—

Nic Von Rupp tentou o jogo aéreo, mas também perdeu na Ronda 1, em 3º no seu heat (®SeanRowland)
—
Refira-se que viajaram mais dois surfistas de Portugal para Huntington Beach. O agora português Pedro Henrique perdeu na Ronda 2 dos Trials, voltando a não conseguir entrar no quadro principal de um QS 10.000. O espanhol Gony Zubizarreta, que tem entrada direta, perdeu em 4º na Ronda 1 (73º classificado).
Meia dúzia de competidores CT perdeu também na Ronda 1 do QS 10.000 em Huntington Beach, onde os surfistas em evidência têm sido Adam Melling, Kanoa Igarashi e Freddy Patacchia Jr., todos com ‘scores’ acima dos 17 pontos na Ronda 2; e o exuberante Filipe Toledo, que fez duas ondas na casa dos 9 pontos, no seu ‘heat’ da Ronda 2.
Comentários