Festival Internacional de Longboard | Espanha

Luís Esteves 5º em Salinas

Algarvio Luís Esteves em ação no festival internacional de Longboard em Salinas (®AnselmoBernalMontes)

O algarvio Luís Esteves (Clube de Surf de Faro) chegou às meias-finais e concluiu em 5º lugar Open o Salinas International Longboard Festival. O conhecido ‘longboarder’ farense viajou para Espanha integrado na equipa do ‘shaper’ Lufi (Luís Bento), juntamente com os campeões brasileiros Jefson Silva e Atalanta Batista, que voltaram a vencer a prova. O Clube de Surf de Faro esteve também presente com outra comitiva de atletas que não chegaram a competir.

O ‘team Lufi’, mais uma vez, brilhou em Salinas, talvez o maior festival de Longboard na Europa. Além da vitória no Open Feminino, por Atalanta Batista (tetra campeã brasileira); a equipa do ‘shaper’ da Caparica conseguiu o 1º e o 2º lugares no Open Masculino, respectivamente, pelos brasileiros Jefson Silva (campeão brasileiro e do Mundo) e Rodrigo Sphaier (vice-campeão brasileiro).

O algarvio Luís Esteves, também ele um ‘team rider’ Lufi, falhou a final Open por pouco. “Toda a gente na praia, que estava a assistir à meia-final, pensava que o Esteves tinha passado para a final, mas ficou em 3º na meia-final”, comentou Manuel Mestre, presidente do CSFaro e antigo treinador de Luís Esteves.

Clube de Surf de Faro em Salinas. Surfistas não competiram mas divertiram-se (®CSFaro)

Clube de Surf de Faro em Salinas. Surfistas não competiram mas divertiram-se (®CSFaro)

O Salinas International Longboard Festival decorreu entre os dias 23 e 26 de Julho. O Clube de Surf de Faro é presença regular no festival e este ano não faltou à regra. A comitiva do clube viajou para Salinas na passada terça-feira à noite (21 de Julho) e regressou a Faro ao início da madrugada de ontem, segunda-feira 27 de Julho.

Recorde-se que, o ano passado, o atleta André Dias, do CSFaro, venceu o festival em Salinas na categoria Infantis. Este ano, o clube esteve representado por Manuel Mestre, José Mestre, Paulo Dias, Diogo Barbosa, Hugo Batista e André Murta. Os surfistas divertiram-se muito na água e no local, mas não competiram. “Foi uma viagem só para recriação”, concluiu Manuel Mestre.

Manuel e José Mestre, pai e filho, deveriam ter competido, respetivamente, nas categorias >40 e Sub-18. Pelo menos esses dois elementos da comitiva do CSFaro eram para ter entrado na prova, mas as categorias foram canceladas porque entrou uma tempestade em Salinas no dia previsto para essa competição, domingo 26 de Julho.

Comentários