Francisco Duarte foi o melhor dos quatro atletas do Algarve na 3ª Etapa do Projunior Europeu 2015, em Sopela, País Basco. O surfista do Clube Naval de Portimão chegou à Ronda 4 (ronda de 32 atletas) no Peña Txuri Junior Pro Sopela e concluiu a prova no grupo dos 25ºs classificados. Portugal esteve representado por um total de 28 surfistas, incluindo 4 algarvios. Miguel Blanco e Carol Henrique foram os melhores portugueses em prova.
O Peña Txuri Junior Pro Sopela (ou Sopelana, em castelhano) terminou este domingo, 26 de Julho e foi ganho pelo discreto Gatien Delahaye, de Guadalupe (Antilhas Francesas), e pela ‘local’ Leticia Canales Bilbao. A prova foi disputada em mar difícil e teve início na passada quinta-feira, com mais de 160 surfistas inscritos.
Miguel Blanco chegou a fazer uma onda de 9,83 pontos e foi o melhor português no quadro masculino (9º lugar, derrotado nos quartos-de-final pelo surfista que iria vencer o campeonato), devendo manter-se nos primeiros lugares da tabela Projunior Europeu. O ‘ranking’ deverá continuar a ser liderado pelo basco Natxo González (13º em Sopela), mas agora com margens mais curtas, o que faz antever um final de circuito emocionante em França e Ilhas Canárias.
—

Carol Henrique foi semi-finalista e deverá ter assumido o comando do ranking feminino no Projunior Europeu (®WSL/LaurentMasurel)
—
Carol Henrique chegou às meias-finais em Sopela e poderá ter assumido o comando do ‘ranking’ feminino no Projunior Europeu (aguardamos pela atualização da base de dados WSL, para confirmar as nossas contas). A liderança era de Teresa Bonvalot, que em Sopela perdeu nos quartos-de-final, precisamente, para a sua compatriota.
A armada lusa em Sopela integrou os quatro melhores surfistas Sub-18 da região Sul de Portugal; os algarvios Francisco Duarte (Campeão Regional, Clube Naval de Portimão), Jakob Lilienweiss (Vice-Campeão Regional, Algarve Surf Clube), Frederico ‘Martim’ Magalhães (3º melhor Sub-18 e Vice-Campeão Regional Open, Clube Naval de Portimão) e Yolanda Hopkins (Campeã Regional Sub-18 Feminino e Open Feminino, Clube Naval de Portimão).
No quadro feminino, Yolanda Hopkins ‘passou’ dois ‘heats’, sempre em 2º; e perdeu na Ronda 3, em 4º num ‘heat’ ganho por Carol Henrique. A surfista algarvia falhou o acesso aos quartos-de-final e concluiu a prova no grupo das 13ªs classificadas. Yolanda foi a 3ª melhor das 5 portuguesas na prova, à frente de Camilla Kemp e de Mariana Assis, que perderam na Ronda 2 (17ªs).
—

‘Martim’ Magalhães foi o único algarvio com foto de ação na galeria de imagens da prova (®WSL/LaurentMasurel)
—
No quadro masculino, Jakob Lilienweiss perdeu ‘de primeira’, em 3º no seu ‘heat’ da Ronda 1, concluindo a prova em 97º lugar. Refira-se que Jakob viajou para Sopela juntamente com Francisco Duarte, integrado no grupo da Academia Profissional de Surf, com quem Francisco se treina há dois anos.
Frederico ‘Martim’ Magalhães deu nas vistas em Sopela e foi o único surfista algarvio a ter uma fotografia sua na galeria da prova publicada no site da WSL. O surfista de Portimão perdeu na Ronda 2, em 3º no seu ‘heat’, a precisar de uma onda de 4,40 pontos para seguir em frente. ‘Martim’ concluiu o Peña Txuri Junior Pro Sopela em 65º lugar.
Francisco Duarte foi o melhor algarvio em prova. O surfista de Portimão, a residir há dois anos na Grande Lisboa, foi um dos sobreviventes do grupo de 23 surfistas de Portugal no quadro masculino em Sopela. Francisco Duarte foi um dos quatro portugueses ainda em prova – juntamente com Guilherme Fonseca, João Kopke e Miguel Blanco – no penúltimo dia do campeonato, ontem, sábado 25 de Julho. Francisco Duarte perdeu em 4º na Ronda 4 (ronda de 32) e concluiu a prova em 25º lugar, repetindo o resultado do ano passado em Sopela.
—

Francisco Duarte (camisola às riscas) em Sopela, junto do grupo APS, no qual se integrou Jakob Lilienweiss (®WSL/LaurentMasurel)
—
Guilherme Fonseca e João Kopke perderam em 3º na Ronda 5 e Miguel Blanco foi travado nos quartos-de-final (Ronda 6) por Gatien Delahaye, que haveria de vencer a final contra o compatriota Timothy Bisso, ambos de Guadalupe.
O Projunior Europeu 2015 tem mais duas etapas agendadas. A próxima é em França, o Lacanau Pro Junior, de 14 a 17 de Agosto. O circuito vai terminar nas Ilhas Canárias, com o Teguise 2015 Franito Pro Junior, nos dias 16 a 20 de Setembro.
Comentários